Pesquisar No Site
Conseg reúne autoridades para tratar do “fluxo” de jovens e definir ações
Conseg reúne autoridades para tratar do “fluxo” de jovens e definir ações

#PraCegoVer: Membros do Conseg, secretários municipais e integrantes do Conselho Tutelar de Caraguatatuba, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal da Educação, entre outros, reunidos em uma sala (Foto: Márcia de Paula/PMC)
Atendendo a convocação do Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg), a Prefeitura, representada pelos secretários de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Júnior, e de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, participou da reunião extraordinária realizada ontem (04/07) na sede Associação Comercial e Empresarial do município.
Segundo o presidente do Conseg, Sidnei Ribeiro dos Santos Ratieri, a reunião teve caráter reservado, com objetivo de estabelecer ações conjuntas, multidisciplinares, no sentido de dar solução aos conflitos de segurança pública relacionadas ao chamado “fluxo”, reunião de jovens que vem ocorrendo em locais variados da cidade.
Para o delegado de Polícia Civil de Caraguatatuba, Tadeu Ricardo de Castro, “o fluxo” é uma atividade legal. “Mas, ele gera muitas ilegalidades, como a venda de bebidas alcoólicas para menores e o consumo de drogas. Precisamos estabelecer como cada órgão, cada secretaria pode agir para controlar a situação”.
O secretário Campos Junior destacou que a administração municipal tem seu olhar voltado prioritariamente para a criança e o adolescente.
“Contudo, atitudes isoladas não surtirão efeito. Em termos práticos, queremos promover a unidade de nossas ações. O momento agora é de nos unir, definir um planejamento e partir para a ação. É possível fazer. Quando nos pedem mais iluminação para melhorar a segurança, nós implantamos. Quando é necessário implantar câmeras de monitoramento, nós levamos. Estamos dispostos, pois queremos solucionar a questão”.
Ao falar sobre as diversas reuniões que vem participando para tratar do assunto, o secretário Jonas Fontes declarou que “agora é hora de cada um fazer a sua parte. É inegável que, em cada reunião, avançamos no entendimento do assunto e na competência de cada um. Estamos preparados para agir”.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Conseg, Janos Majoros, o comandante da 2ª Companhia do 20º BPMI, 1º Tenente PM Luiz Fernando Oliveira, além de integrantes do Conselho Tutelar de Caraguatatuba, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal da Educação, entre outros representantes de segmentos envolvidos.
Veja Também Recentes
Fórum Municipal dos Direitos da Mulher reforça participação feminina em Caraguatatuba
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, promove, no dia 26 de agosto, o Fórum Municipal dos Direitos da Mulher. O evento ocorre das 9h às 17h, no Auditório Maristela Araújo, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), localizada
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba será prorrogada por mais dois meses
Contribuintes terão mais 60 dias para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Um decreto com mais detalhes sobre a prorrogação do vencimento do Refis ainda será editado e publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, no site https://diariooficial.caraguatatuba.sp.gov.br/public/consulta.
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba entra na última quinzena
O Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Caraguatatuba (Refis – LC 152/2026 – anistia) entra na última quinzena. Os Contribuintes podem requisitar o benefício de forma presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta segunda-feira (24) o edital da Mostra “Mentes Brilhantes” 2026, iniciativa da Secretaria de Educação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A proposta reúne atividades de iniciação científica, matemática, sustentabilidade e gamificação, com incentivo à criatividade e ao protagonismo dos alunos. A