Pesquisar No Site

Prefeito cobra do governador de São Paulo mais segurança em Caraguatatuba

Publicado em: 20/06/2018
Segurança_02
Prefeito cobra do governador de São Paulo mais segurança em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversa com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho (Foto: Acácio Gomes/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta manhã (20-06) em São José dos Campos com o governador de São Paulo, Márcio França, cobrando investimentos na área de segurança pública na cidade.

Ele vai encaminhar ao Palácio dos Bandeirantes manifestos de repúdio de várias entidades em relação a questão da criminalidade. Entre as entidades estão: Diocese de Caraguatatuba, Conselho Municipal dos Pastores, Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas, Conselho de Segurança, entre outros.

A falta de estrutura das Polícias Militar e Civil, bem como a falta de aumento no efetivo policial há mais de 10 anos tem gerado a sensação de insegurança na cidade.

“Trouxemos aqui os nossos pedidos como base da PM na Região Sul e maior efetivo policial nas ruas. O Estado precisa dar maior atenção para a cidade. Toda semana temos notícias de crimes, seja de furtos, roubos ou homicídios. E agora um recente caso de latrocínio”, disse o prefeito Aguilar Junior.

A cobrança ao governador foi feita durante os eventos oficiais realizados na cidade de São José dos Campos e contou com a presença dos vereadores Tato Aguilar e Fernando Cuiú.

Em entrevista à imprensa, o governador de São Paulo, Márcio França, disse que a Secretaria de Segurança Pública vai tratar do caso. “Vamos pedir ao secretário que avalie a questão de ações na cidade e no Litoral”.

Ele anunciou que Caraguatatuba deve ser um dos primeiros municípios contemplados com o novo programa do Governo do Estado de São Paulo: o alistamento civil.

“Os jovens que forem dispensados do alistamento militar serão aproveitados neste novo programa e vão atuar junto com as polícias, recebendo uniforme, ajuda de custo e cursos de qualificação. Precisamos dar oportunidade aos jovens, pois os dados apontam que 70% dos crimes estão ligados com a juventude”, disse.

Será agendada na próxima semana uma reunião entre o prefeito Aguilar Junior e o secretário Estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

“Quero receber o prefeito e tratar do assunto com o Comando da Polícia Civil e Militar. Se está preocupando a cidade e a região, temos que agir”, relata Mágino.

Município

Aliado a esses pedidos, o prefeito Aguilar Junior anunciou também investimentos por parte da Prefeitura de Caraguatatuba na área de segurança pública.

A primeira medida foi o aumento de policiais do Programa Atividade Delegada (onde o profissional trabalha em seu horário de folga, mas custeado pela Prefeitura.

Além disso, o prefeito Aguilar Junior já autorizou a compra de mais de 54 câmeras de monitoramento para ajudar na segurança da cidade e ajudar nas 17 já existentes e instaladas no ano passado.

Já está em licitação também a criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais;

Importante arma contra a criminalidade, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da empresa Caraguá Luz, também vai aumentar o seu Parque Luminotécnico. O cronograma prevê até julho a instalação de mais de 6 mil luminárias, melhorando a quantidade de luz e a segurança nos bairros. A expectativa é que até setembro deste ano se tenha 20 mil luminárias LED na cidade.

Por fim, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou o estudo para a criação da Guarda Civil Municipal, prevendo a quantidade de guardas, faixa etária e concurso público. A ideia é que a corporação seja implantada ano que vem, pois requer inúmeros treinamentos.

“Tudo o que podemos fazer enquanto poder público municipal, com certeza faremos. Mas precisamos também dividir a responsabilidade com o Estado que precisar estruturar as polícias”, finaliza o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024