Pesquisar No Site

Prefeito cobra do governador de São Paulo mais segurança em Caraguatatuba

Publicado em: 20/06/2018
Segurança_02
Prefeito cobra do governador de São Paulo mais segurança em Caraguatatuba

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior conversa com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho (Foto: Acácio Gomes/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve nesta manhã (20-06) em São José dos Campos com o governador de São Paulo, Márcio França, cobrando investimentos na área de segurança pública na cidade.

Ele vai encaminhar ao Palácio dos Bandeirantes manifestos de repúdio de várias entidades em relação a questão da criminalidade. Entre as entidades estão: Diocese de Caraguatatuba, Conselho Municipal dos Pastores, Associação Comercial e Empresarial, Associação de Hotéis e Pousadas, Conselho de Segurança, entre outros.

A falta de estrutura das Polícias Militar e Civil, bem como a falta de aumento no efetivo policial há mais de 10 anos tem gerado a sensação de insegurança na cidade.

“Trouxemos aqui os nossos pedidos como base da PM na Região Sul e maior efetivo policial nas ruas. O Estado precisa dar maior atenção para a cidade. Toda semana temos notícias de crimes, seja de furtos, roubos ou homicídios. E agora um recente caso de latrocínio”, disse o prefeito Aguilar Junior.

A cobrança ao governador foi feita durante os eventos oficiais realizados na cidade de São José dos Campos e contou com a presença dos vereadores Tato Aguilar e Fernando Cuiú.

Em entrevista à imprensa, o governador de São Paulo, Márcio França, disse que a Secretaria de Segurança Pública vai tratar do caso. “Vamos pedir ao secretário que avalie a questão de ações na cidade e no Litoral”.

Ele anunciou que Caraguatatuba deve ser um dos primeiros municípios contemplados com o novo programa do Governo do Estado de São Paulo: o alistamento civil.

“Os jovens que forem dispensados do alistamento militar serão aproveitados neste novo programa e vão atuar junto com as polícias, recebendo uniforme, ajuda de custo e cursos de qualificação. Precisamos dar oportunidade aos jovens, pois os dados apontam que 70% dos crimes estão ligados com a juventude”, disse.

Será agendada na próxima semana uma reunião entre o prefeito Aguilar Junior e o secretário Estadual da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

“Quero receber o prefeito e tratar do assunto com o Comando da Polícia Civil e Militar. Se está preocupando a cidade e a região, temos que agir”, relata Mágino.

Município

Aliado a esses pedidos, o prefeito Aguilar Junior anunciou também investimentos por parte da Prefeitura de Caraguatatuba na área de segurança pública.

A primeira medida foi o aumento de policiais do Programa Atividade Delegada (onde o profissional trabalha em seu horário de folga, mas custeado pela Prefeitura.

Além disso, o prefeito Aguilar Junior já autorizou a compra de mais de 54 câmeras de monitoramento para ajudar na segurança da cidade e ajudar nas 17 já existentes e instaladas no ano passado.

Já está em licitação também a criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais;

Importante arma contra a criminalidade, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da empresa Caraguá Luz, também vai aumentar o seu Parque Luminotécnico. O cronograma prevê até julho a instalação de mais de 6 mil luminárias, melhorando a quantidade de luz e a segurança nos bairros. A expectativa é que até setembro deste ano se tenha 20 mil luminárias LED na cidade.

Por fim, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou o estudo para a criação da Guarda Civil Municipal, prevendo a quantidade de guardas, faixa etária e concurso público. A ideia é que a corporação seja implantada ano que vem, pois requer inúmeros treinamentos.

“Tudo o que podemos fazer enquanto poder público municipal, com certeza faremos. Mas precisamos também dividir a responsabilidade com o Estado que precisar estruturar as polícias”, finaliza o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13), para aprovar as próximas ações e projetos da revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Caraguatatuba. O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba

Os serviços de desassoreamento e limpeza de valas prosseguem em toda Caraguatatuba, e essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O trabalho é realizado na Avenida Avelino Alves dos Santos, em uma vala paralela ao campo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 05/03/2024