Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça equipe de Agentes de Controle de Zoonoses

Caraguatatuba reforça equipe de Agentes de Controle de Zoonoses

#PraCegoVer: Homem com macacão de proteção, capacete e luvas (Equipamento de Proteção Individual – EPI) com nebulizador nas costas entra em casas para aplicação de inseticida. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Doze novos agentes de controle de zoonoses foram convocados no dia 30/05 para reforçar as ações do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, que já era composto por 25 profissionais com esta mesma função.
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, além de receber estes profissionais por concurso público, realiza visitas casa a casa de segunda à sexta-feira; promove vistorias quinzenais em pontos estratégicos, tais como borracharias, ferros-velhos; seguidos de bloqueio de criadouros de Aedes aegypti e efetua aplicação de inseticida para casos suspeitos e confirmados.
A última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de Caraguatatuba foi realizada em abril e resultou em 2ib (índice de Breteau), situação de alerta de acordo com o Ministério da Saúde. Esta avaliação é realizada de três em três meses, completando quatro em um ano para identificar o índice de densidade larvária da área estudada.
O biólogo do CCZ, Ricardo Fernandes, avalia que, como em janeiro deste ano o valor obtido foi de 5ib, a cidade segue com melhorias no índice. “Esta situação ainda é de alerta, ou seja, temos que cuidar. Mas, somente acima de 3,5 é que consideramos situação de risco. O que não é o caso de Caraguatatuba”, afirma.
Segundo registros da Secretaria de Saúde, de janeiro a maio de 2018, a cidade não teve nenhum caso de Zika notificado. Quanto à Dengue, até o momento, foram apenas oito casos positivos; um caso de Chikungunya foi registrado, mas foi importado do Rio de Janeiro e nenhum caso de H1N1 foi confirmado.
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.