Pesquisar No Site
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Setembro Verde leva motoristas do transporte coletivo a vivenciar desafios enfrentados por pessoas com deficiência
Motoristas do transporte coletivo de Caraguatatuba trocaram, por algumas horas, o volante pela experiência de quem enfrenta diariamente barreiras para se locomover pela cidade. Vendados ou utilizando cadeiras de rodas, muletas, andadores, pesos e órteses, os profissionais participaram de uma vivência prática sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no acesso ao transporte público.

#PraTodosVerem Servidora da Sepedi auxilia motorista que está vendado e simula ser deficiente visual a descer as escadas do ônibus.
A atividade foi realizada na terça-feira (15), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), e integra a programação do “Setembro Verde – Inclusão se faz no cotidiano”. A capacitação reuniu motoristas da SOU, empresa concessionária do transporte coletivo na cidade, e foi promovida pela Sepedi e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (Comdefi), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Antes da vivência, os participantes acompanharam uma roda de conversa sobre os diferentes tipos de deficiência — física, auditiva, visual, intelectual, psicossocial e múltipla, além do Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, atendimento adequado, terminologias, capacitismo e autonomia. Também receberam orientações sobre o uso correto da credencial que garante gratuidade às pessoas com deficiência no transporte público e conheceram os serviços oferecidos pela Sepedi.
A secretária da Sepedi, Ivy Malerba, explicou que o capacitismo nem sempre aparece de maneira explícita. Atitudes como duvidar da capacidade de uma pessoa com deficiência, infantilizar adultos, oferecer ajuda sem perguntar se ela é necessária ou deixar de incluir alguém em decisões e conversas também podem criar barreiras. “O preconceito não aparece apenas de forma intencional ou ofensiva. As barreiras atitudinais geram consequências reais na vida das pessoas e reforçam o isolamento, reduzem oportunidades, provocam impactos emocionais e mantêm estigmas”, disse.

#PraTodosVerem: Salão de reuniões da Sepedi. Vários motoristas da empresa SOU de transporte coletivo urbano estão sentados e assistem à capacitação e sensibilização sobre o Setembro Verde(Foto: Luís Gava/PMC)
A conversa ganhou a perspectiva de quem utiliza o transporte coletivo no dia a dia. As servidoras da Sepedi Micheli Castilho de Oliveira, que utiliza cadeira de rodas elétrica, e Ana Canuto, usuária de cadeira de rodas manual, compartilharam situações e dificuldades já enfrentadas durante os deslocamentos de ônibus pela cidade.
Na sequência, os motoristas participaram da atividade prática. Um ônibus foi estacionado em frente à Sepedi para que os profissionais experimentassem situações de embarque, desembarque e deslocamento em condições semelhantes às enfrentadas por pessoas com diferentes tipos de deficiência. Alguns utilizaram vendas, enquanto outros receberam muletas, cadeiras de rodas, andadores, pesos ou órteses nas pernas.
O motorista Carlos Alberto Cabariti Moreira, 52 anos, falou sobre a importância de ouvir quem vivencia essas situações diariamente. “No dia a dia somos cobrados para cumprir horário nas viagens. Mas, se temos um passageiro cadeirante, por exemplo, precisamos ficar muito atentos no momento do embarque e desembarque no elevador e acomodá-lo dentro do ônibus da forma correta. Para ser um bom motorista de ônibus urbano, o principal é ter paciência”, afirmou.

#PraTodosVerem Servidor da Sepedi auxilia motorista sentado em uma cadeira de rodas a se posicionar no elevador de embarque do ônibus enquanto outro motorista está com o controle do elevador nas mãos.
Para Elisângela Cezar dos Santos, 53 anos, que participou pela primeira vez de uma atividade desse tipo, a capacitação trouxe informações que podem ser aplicadas diretamente na rotina profissional. “Foi bom para a gente se atualizar sobre os tipos de deficiência, as terminologias corretas e nos conscientizar sobre o capacitismo”, avaliou.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel César Ferreira, destacou que a capacitação contribui para aprimorar o atendimento aos passageiros e a qualidade do serviço prestado no transporte coletivo.
Na sexta-feira (18), novos grupos de motoristas da SOU participam da capacitação, nos períodos da manhã e da tarde.
Programação
A “Capacitação, Sensibilização e Roda de Conversa – Qualificação no atendimento às Pessoas com Deficiência e o combate ao Capacitismo” segue durante o mês de setembro com atividades destinadas a diferentes públicos.
15 e 18/9 – Motoristas da empresa concessionária do transporte público SOU
21, 24 e 25/9 – Usuários e servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, Norte e Centro
24 e 25/9 – Agentes de atendimento das unidades municipais de saúde
25/9 – Atividade aberta ao público no salão da Sepedi, na Avenida Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira. As inscrições são antecipadas e as vagas limitadas.
Mais informações pelo telefone (12) 3886-3050.
Secretaria de Comunicação/PMC – 17/9/2026
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Basquete Sub-16 masculino de Caraguatatuba estreia com vitória expressiva na Copa São Paulo
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba começou sua participação na Copa São Paulo com uma vitória expressiva na noite da última quarta-feira (21). Fora de casa, o time venceu Taubaté por 74 a 22 e confirmou um início positivo na competição. A partida foi disputada no município de
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado da Padroeira do Brasil
As repartições públicas da Prefeitura de Caraguatatuba estarão com atendimento ao público suspenso na próxima segunda-feira (12/10), em razão do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Algumas secretarias mantêm serviços de plantão no período. O expediente recomeça na próxima terça-feira (13), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito
Roda de conversa sobre Consciência Negra marca última edição da Quarta Literária em 2026
A Quarta Literária da Kaká chega à última edição de 2026 com mais uma roda de conversa especial. O encontro será realizado no dia 18 de novembro, às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, junto à sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A entrada é gratuita e
Caraguatatuba vence Taubaté por 87 a 37 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17
A equipe de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete Sub-17. Em partida realizada no último sábado (10), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o time venceu o Tênis Clube Taubaté por 87 a 37 e manteve a invencibilidade na competição, completando 11 jogos e 11
Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e reforça à qualidade sanitária dos mexilhões
Caraguatatuba possui 17 áreas de cultivo de mexilhões, distribuídas em dois blocos no mar, em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. A atividade reúne 17 maricultores e seus familiares, que há mais de 20 anos contribuem para a produção de moluscos na Fazenda Marinha da Cocanha, referência regional
