Pesquisar No Site
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
“Simplesmente Di Giaimo” reúne obras de cinco artistas da mesma família no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre no dia 25 de setembro, às 19h, a exposição “Simplesmente Di Giaimo” com pinturas, aquarelas e livros dos irmãos Di Giaimo e revela a arte como elo entre diferentes trajetórias. Com classificação livre e entrada gratuita, a visitação segue até 5 de dezembro de 2026. A mostra reúne cerca de 20 obras, entre pinturas a óleo sobre tela, aquarelas e livros, de Eliberto, Haroldo, Suzi, Marisa e Décio Di Giaimo, cinco irmãos e a relação comum com a criação artística.
Com curadoria de Z José de Barros, a exposição nasceu da percepção de que a produção artística dos irmãos constitui um patrimônio afetivo compartilhado pela família. Ao visitar suas residências, o curador encontrou obras dos artistas convivendo nos mesmos ambientes, revelando uma história de troca, admiração e presença cotidiana da arte. A montagem recupera a atmosfera de uma sala de estar, aproximando pinturas e livros e trazendo para o espaço expositivo algo presente há décadas na vida dos Di Giaimo: a convivência entre arte e família.
Cinco trajetórias
Eliberto Francisco Di Giaimo (em memória), arquiteto de formação, dedicou-se à pintura a óleo e ao bico de pena, com especial atenção à composição e à luz.
Haroldo Moisés Di Giaimo (em memória), empresário do ramo imobiliário e entusiasta cultural de Caraguatatuba, desenvolveu sua produção em pintura a óleo e manteve uma galeria que abriu espaço para artistas locais.
Suzi Inês Di Giaimo, advogada, encontrou nas artes um campo permanente de criação, explorando diferentes linguagens, do mosaico à pintura. É também autora da imagem que compõe o banner da exposição.
Marisa Di Giaimo, arte-educadora e decoradora, fez da arte parte de sua trajetória profissional e de sua forma de expressão.
Décio Di Giaimo (em memória), comunicador e poeta, encontrou nas palavras sua principal linguagem. Seus livros e folhetos integram a exposição e ampliam o diálogo entre artes visuais e literatura.
Arte e pertencimento
A presença das obras dos irmãos nas diferentes casas da família tornou-se uma das chaves da curadoria. “Havia muita cumplicidade e generosidade, uma
vez que era comum encontrar obras de cada artista, irmão ou irmã, em todas as residências”, observa Z José de Barros.
“Simplesmente Di Giaimo” reúne em um mesmo espaço e revela como a criação atravessou a história da família. Pinturas, aquarelas, livros e escritos formam um conjunto marcado pela memória, pelo pertencimento e pela relação dos Di Giaimo com a arte e com Caraguatatuba. A exposição apresenta ao público um legado artístico construído e preservado ao longo de gerações.
Serviço
Exposição: “Simplesmente Di Giaimo”
Abertura: 25 de setembro de 2026, às 19h
Visitação: 26 de setembro a 5 de dezembro de 2026
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc)
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Veja Também Recentes
Judô de Caraguatatuba conquista resultados no Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata
Atletas de judô de Caraguatatuba participaram, entre os dias 14 e 16 de agosto de 2026, do Campeonato Brasileiro de Judô de Veteranos e Kata, realizado no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart – Arena Tartarugão, em Vila Velha (ES). A competição reuniu 374 judocas, entre homens e mulheres, representantes de
Fundo Social realiza curso de Velas Artesanais com foco em criatividade, bem-estar e novas oportunidades
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na segunda e terça (17 e 18), em sua sede no bairro Sumaré, o curso Velas Artesanais, ministrado pela professora Andressa Brunner. A atividade reuniu participantes em uma vivência que combinou teoria e prática, com a proposta de estimular a criatividade, o autocuidado, a
Caraguatatuba conquista seis pódios na 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba esteve presente, no último domingo (16), na tradicional Pista de Bicicross de Paulínia, onde foi realizada a 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX. O município participou da competição com uma delegação formada por dez pilotos, que disputaram diferentes categorias e alcançaram seis pódios, além da participação de outros
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência
VIII Fórum do Agosto Dourado reforça apoio às mães e incentivo à amamentação em Caraguatatuba
Informação, acolhimento e fortalecimento da rede de apoio às mães marcaram o VIII Fórum de Apoio à Amamentação, realizado na quarta-feira (19), no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguatatuba. O encontro integrou as ações do Agosto Dourado e reuniu profissionais da saúde, estudantes, autoridades e instituições parceiras
