Pesquisar No Site
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca
Documentário “Anatomia do Caos” tem exibição gratuita na próxima terça-feira na Videoteca
A Videoteca Lúcio Braun exibe terça-feira (1º/9), às 19h, o documentário “Anatomia do Caos”, dirigido por Dandara Ferreira. A ação é uma iniciativa dos pontos de cultura Casa da Democracia e Sambaqui e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
Indicado a maiores de 12 anos, o filme propõe um mergulho nos bastidores da CPI da Covid-19, que marcou um dos períodos mais turbulentos da história recente do Brasil. A partir de um acesso inédito ao Senado e de imagens exclusivas, a diretora acompanha a trajetória da comissão e registra depoimentos, embates políticos, denúncias e momentos decisivos da investigação.

#PraTodosVerem: Dandara Ferreira, diretora do documentário “Anatomia do Caos” (Foto: Divulgação/Fundacc)
Ao aproximar o público dos corredores e das reuniões que marcaram a CPI, a obra constrói um retrato sobre poder, responsabilidade e memória coletiva, revisitando acontecimentos que mobilizaram o país e deixaram marcas profundas na sociedade brasileira.
A sessão integra as ações dos Pontos de Cultura voltadas à democratização do acesso à produção audiovisual e à criação de espaços de reflexão e diálogo por meio do cinema.
A Videoteca Lúcio Braun está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça do Caiçara, na Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897-5660.
Sobre Dandara Ferreira
Diretora e roteirista formada em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e doutoranda em Comunicação Social pela UnB. Antes de se dedicar ao documentário político, teve uma bem-sucedida estreia no cinema de ficção com “Meu Nome é Gal” – cinebiografia de Gal Costa lançada em 2023 e protagonizada por Sophie Charlotte, na qual também atua como diretora e atriz.
A diretora dirigiu a série “O Nome Dela é Gal”, da HBO, além de curtas-metragens, filmes publicitários e videoclipes de artistas, como Fagner, Ricky Martin, Dream Team do Passinho e Vanessa da Mata. Atualmente, finaliza o documentário “Vou Tirar Você Desse Lugar”, sobre a trajetória e a obra de Odair José.
Com “Anatomia do Caos”, a diretora volta ao circuito cinematográfico com um documentário de caráter político e histórico, dedicado a revisitar a gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil e os acontecimentos que marcaram o período.
Serviço
Exibição do documentário “Anatomia do Caos”
Dia 1º/9 – terça-feira – às 19h
Videoteca Lúcio Braun l Praça do Caiçara – Rua Dr. Paul Harris, nº 1107, Centro
Classificação: 12 anos
Entrada Gratuita
Secretaria de Comunicação Social – 26/8/2026
Foto: Divulgação/Fundacc
Veja Também Recentes
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
Pontos MIS promove oficina fotográfica gratuita nesta terça-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promovem nesta terça-feira (25/8), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
