Pesquisar No Site

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário

Publicado em: 05/04/2017
Fotos Cláudia Ottini (1)
Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena e homenageia Caraguatatuba em seu aniversário

Continua em exposição até o final de maio, no saguão de entrada da Setur (Secretaria de Turismo), a exposição ‘Origens Nativos’, do grupo de ceramistas ‘Ubuntu Caraguá’, entre as comemorações do Aniversário de 160 anos de Caraguatatuba.

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena

Exposição ‘Origens Nativo’ resgata cultura indígena (Fotos: Claudia Ottini/PMC)

A exposição é um resgate da cultura e arte indígena, sendo representada em três leituras: ‘arqueologia’, ‘povos em produção’ e ‘universo cósmico’.

“Na leitura arqueologia, as peças que reproduzimos são de etnias extintas ou que pararam a produção, como Marajoara e Tapajonica (extintas), Tupi Guarani e Tupinambá (pararam produção). A partir de uma foto de uma peça ou de um fragmento (pedaço ou caco de algum objeto) criamos cerâmicas, utensílios, urnas, vasos, resgatando a história destes nativos que estão sendo esquecidos”, explica Carlo Cury (do grupo Ubuntu Caraguá).

Diferente da primeira leitura, a segunda homenageia os povos que continuam produzindo como: Karaja, Waiwai, Wayana Aparai, Terena, Asurini e Kaingang.

Já a terceira leitura retrata o ‘Universo Cósmico’, que são os rituais fúnebres, religiosos e comemorativos feitos pelas diversas etnias indígenas.

“Nesta leitura prestamos uma homenagem para as 305 etnias existentes, que estão ficando cada vez mais invisíveis aos olhos do homem-branco. Estas esculturas mostram o lado místico do índio, suas crenças, seus medos, monstros e personagens criados por eles”, conta Cláudia Canova (do grupo Ubuntu Caraguá).

A exposição ‘Origens Nativo’ é itinerante, esta há dois anos na estrada, visitando os municípios paulistas e esta em sua ‘segunda fase’, sendo a primeira fase homenagem aos negros, a segunda aos índios e a terceira fase homenageará os caiçaras e sua estreia será em breve, no Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba).

Grupo ‘Ubuntu Caraguá’:

O ‘Ubuntu Caraguá’ é formado por cinco ceramistas: Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Mari Burattini e Zandoná. A missão do grupo é a produção de peças artísticas em cerâmica, revelando consciência sobre nossa história.

Serviço: A Secretaria de Turismo localiza-se na Rua Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, Centro. O horário de atendimento da Secretaria e da exposição ao público é de segunda a sábado das 8h15 às 17h45, sendo nos domingos e feriados das 8h15 às 12h45.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024