Pesquisar No Site

Parceria entre família e escola chega ao Pegorelli com projeto ‘Escola de Pais Cidadãos’

Destaques
Parceria entre família e escola chega ao Pegorelli com projeto ‘Escola de Pais Cidadãos’
Parceria entre família e escola chega ao Pegorelli com projeto ‘Escola de Pais Cidadãos’

A abertura do projeto ‘Escola de Pais Cidadãos’ ocorreu na noite da última terça-feira (12), na EMEI/EMEF Masako Sone, no bairro Pegorelli, em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem – Parceria entre família e escola chega ao Pegorelli com projeto ‘Escola de Pais Cidadãos’ (Foto: Karla Maia/Seduc)

O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu 14 participantes e contou com a presença da secretária da pasta, Roseli Morilla; da supervisora pedagógica da unidade, Vaneusa Sales; da diretora Rafaela Cristina; e das assistentes sociais Zenólia Rodrigues e Fabiana Vieira Guimarães, do setor de Educação Inclusiva. A apresentação musical ficou por conta de Mara Amaral, como Apoio Pedagógico.

Com o tema “Identidade”, o projeto abordou questões como a relação familiar e a convivência fora do ambiente escolar, além de reflexões sobre o papel da família na formação das crianças e adolescentes.

A secretária de Educação, Roseli Morilla destacou a importância da presença dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos.  “É muito importante a participação ativa da família desde a infância e, principalmente, na adolescência. Isso contribui diretamente para a formação de adultos mais responsáveis, preparados e seguros para o futuro”, disse.

A secretária também compartilhou experiências relacionadas à criação de seus filhos. “O acompanhamento contínuo da educação fortalece vínculos e gera resultados positivos ao longo da vida”, concluiu.

Os próximos encontros na unidade abordarão temas como família, importância da escola e o “Dia de Quem Cuida de Mim”, que contará com atividades especiais e um momento de cuidado e beleza para os participantes. As atividades serão realizadas sempre às terças-feiras, das 18h às 20h, com programação prevista até o dia 7 de julho.

Vale destacar um momento bastante marcante durante a abertura. Em carta escrita à equipe organizadora, Conceição Aparecida dos Santos, mãe de um aluno diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), relatou que enfrentava um período delicado emocionalmente e encontrou no projeto acolhimento, apoio e motivação para seguir em frente.

Após receber o convite da assistente social, Fabiana Vieira, para participar da reunião em outra escola, Conceição disse que o projeto transformou sua rotina e a ajudou a recuperar sua autoestima e a vontade de participar mais ativamente da vida escolar do filho.

Conceição também ressaltou o carinho recebido pela equipe da Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social, além da importância do projeto para aproximar as famílias da escola.

Outra participante, Elaine, mãe de um aluno da unidade, também falou sobre a relevância da iniciativa. “Minha expectativa é que os encontros sejam momentos de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da parceria entre família e escola. Acredito que esse espaço será muito importante para orientar os pais sobre temas relevantes e ajudar no desenvolvimento dos nossos filhos”, afirmou.

O projeto Escola de Pais Cidadãos tem o objetivo de fortalecer vínculos entre família, escola e comunidade, oferecendo um espaço de acolhimento, escuta, troca de experiências e construção coletiva. Ao longo dos encontros, são abordados temas relacionados à educação, convivência familiar, saúde emocional, proteção social e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/

Acesse @seduc_caragua

Secretaria de Comunicação Social 14/5/2026

Foto: Karla Maia/Seduc

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba

Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2026
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2026
festa junina (3)
Prefeitura de Caraguatatuba divulga programação de festas juninas da rede municipal

O clima junino chega às escolas municipais de Caraguatatuba com as festas juninas de 2026 na rede municipal de ensino. Os tradicionais arraiás prometem movimentar as unidades de ensino com apresentações culturais, danças típicas, brincadeiras e comidas tradicionais. A programação continua neste sábado (27) em diferentes regiões da cidade, contemplando

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/06/2026
Carelli (1)
Caraguatatuba comemora centenário de Antonio Carelli com exposição no Macc

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) e o Núcleo Desenho Vivo realizam a exposição “O tom de uma vida inteira” em comemoração ao Centenário de Antonio Carelli. A abertura ocorre no dia 3 de julho às 19h e a exposição poderá ser visitada até o dia 19

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/06/2026
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal
Programa Horta nas Escolas leva educação ambiental e práticas sustentáveis a estudantes da rede municipal

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram, na última quarta-feira (3), do programa Horta nas Escolas, iniciativa que une educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável por meio de atividades teóricas e práticas. A ação foi realizada na EMEF Prof.ª Maria Aparecida

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 08/06/2026