Pesquisar No Site

Última semana para visitar a exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”, de Manuela Navas

Última semana para visitar a exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”, de Manuela Navas
Última semana para visitar a exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”, de Manuela Navas

Em cartaz no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) desde o dia 12 de dezembro, “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”, da artista plástica Manuela Navas, pode ser visitada até dia 28 de fevereiro entre terça e sábado, das 10h às 18h. A exposição propõe uma imersão sensível nas trajetórias e vivências de famílias negras periféricas que, nas últimas décadas, construíram suas histórias no litoral norte de São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Depois de expor em cidades e países como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Recife, Brasília, Salvador, Estados Unidos e Itália, Manuela traz seu trabalho pela primeira vez para a cidade onde vive há 20 anos.

Com pinturas em óleo sobre tela, desenhos, instalação e vídeo, a exposição apresenta uma narrativa poética que entrelaça memória, cotidiano, resistência e pertencimento. Em cada obra, o olhar de Manuela transita entre o pessoal e o coletivo, revelando fragmentos de sua própria experiência e de seu entorno.

As pinturas e desenhos destacam cenas de convivência, trabalho, celebração e superação, jogando luz para a presença e a força da população negra em Caraguatatuba. Já a instalação e o vídeo ampliam essa narrativa ao registrar gestos cotidianos e relatos orais, reforçando a ligação dessas famílias com o território litorâneo.

“Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro” convida o público a mergulhar na fronteira entre realidade e imaginação, propondo uma leitura afetiva e multifacetada da vida no litoral paulista. O resultado é uma experiência estética profunda e intensa, que combina o pictórico e o audiovisual em uma reflexão sobre identidade, memória e pertencimento.

Um olhar necessário sobre o litoral

Caraguatatuba, assim como outras cidades do litoral paulista, abriga uma população negra cuja presença e contribuição foram frequentemente invisibilizadas ao longo da história. A exposição surge justamente da necessidade de tornar visíveis essas narrativas, essenciais para compreender a formação da identidade cultural local.

Em uma cidade marcada pelo turismo e pela urbanização acelerada, as histórias de resistência e pertencimento de seus moradores mais antigos correm o risco de serem apagadas. Nesse cenário, “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro” se afirma como uma iniciativa cultural urgente, que dialoga com as transformações sociais da região, celebrando ao mesmo tempo a força e a resiliência das famílias negras que ajudaram a construir Caraguatatuba.

Fomento

A exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro” está sendo viabilizada por meio de edital do município de Caraguatatuba, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), iniciativa que apoia ações culturais em todo o país e contribui para o fortalecimento da produção artística local.

A artista

Manuela Navas nasceu em 1996 em Jundiaí, no interior paulista, e tem Caraguatatuba como seu lar há vinte anos. Usando técnicas de pintura, fotografia, vídeo e xilogravura, a artista autodidata tem como temáticas principais os corpos negros, o feminino e o maternar, geralmente em cenas cotidianas e buscando refletir sobre a realidade em torno do brasileiro como um exercício de pensar a própria existência.

A artista constrói sua produção a partir das histórias que a cercam transformando vivências pessoais e memórias coletivas em imagens que misturam ficção e realidade. Com um olhar sensível e inventivo, a artista elabora um “diário imaginado” no qual pesquisa o macro a partir de sua própria história familiar. Suas obras exploram o jogo entre fabulação e memória, criando cenas intimistas marcadas por movimento e afetos. O direito ao sonho e a transgressão do tempo são temas recorrentes em suas telas: um exercício de revisitar o passado enquanto se reflete sobre o presente que se revela.

Navas já participou de diversas exposições coletivas, como “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, realizada em 2023 no Sesc Belenzinho, uma das mostras mais importantes do circuito nacional recente, com curadoria de prestígio (Marcelo Campos, Lorraine Mendes e Igor Simões) e foco na produção afro-brasileira contemporânea, e “Funk: um grito de ousadia e liberdade”, apresentada no mesmo ano no Museu de Arte do Rio (MAR), 2023. Com curadoria de Marcelo Campos e Amanda Bonan, a mostra recebeu grande repercussão de público e crítica, o que reafirma a potência do funk como expressão cultural e política. Também realizou exposições individuais, como “O Concreto que evapora”, apresentada em 2022 na Bacorejo Arte, galeria independente criada para apoiar e divulgar jovens artistas, e “Lembranças inventadas”, exposição internacional realizada na galeria Monti8, na Itália, com curadoria de Jorge Pereira. Participar dessa mostra reforça a projeção internacional da trajetória da artista e o trânsito entre contextos culturais distintos, agregando diversidade geográfica e ampliação de público para a sua obra.

Em 2022, participou do festival de arte urbana NaLata, pintando a lateral de um edifício no bairro de Pinheiros, em São Paulo e em 2024, teve suas obras como parte do cenário da turnê Zeca Pagodinho, 40 Anos. Em 2023 fez parte da ocupação IBORU, de Marcelo D2, que aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador e, em 2024, suas obras fizeram parte da cenografia do Festival Aliança Global, realizado pelo G20 no Rio de Janeiro.

Também produziu trabalhos para o mercado editorial e fonográfico, como a co-autoria nas pinturas do livro “Chupim”, de Itamar Vieira Junior (Editora Baião/Todavia) e as pinturas do álbum “Pelos olhos do mar” – Lia & Daúde ✧ Daúde & Lia”, de Lia de Itamaracá e Daúde, que lançado pelo Selo Sesc em novembro.

Inspiração para marca italiana

Em janeiro de 2026, foi convidada pela Retori para colaborar com sua narrativa artística e visual no desenvolvimento da Coleção Capítulo 03 – Sentimento. A colaboração inspirou parte da estética e do imaginário da coleção “Sentimento” — que explora temas de vulnerabilidade, nostalgia e delicadeza através de silhuetas sofisticadas — refletindo o vocabulário visual pessoal de Navas.

Simultaneamente, Retori apresentou uma exposição solo da artista em Milão, chamada “Chupim”, no espaço Salotto Retori (Via della Spiga, 48), com obras concebidas a partir do livro homônimo para crianças, escrito por Itamar Vieira Junior e ilustrado por Navas.

A mostra inclui pequenas pinturas que dialogam com temas como comunidade rural brasileira, relações humanas e natureza.

O Macc

Inaugurado em 2002, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) é um espaço que une memória, arte e tecnologia para recontar a história — especialmente a local — de forma viva e envolvente. Mais do que preservar o patrimônio, o museu aposta em cenografia, contação de histórias e outros recursos para criar um mosaico sobre Caraguatatuba e suas expressões artísticas. Ao longo de sua trajetória, recebeu nomes de destaque, reforçando o papel do espaço como um dos principais polos culturais do Litoral Norte paulista, como a artista Maria Bonomi, uma das primeiras expositoras do espaço. O Macc também já realizou parcerias com instituições de prestígio, como a Pinacoteca de São Paulo, e abrigou exposições marcantes de cerâmica e de fotografia, como as mostras com curadoria de Diógenes Moura e a exibição do renomado André Cypriano. O espaço também recebeu exposições de Antônio Carelli, consagrado pintor, desenhista e ceramista que viveu em Caraguatatuba e faleceu em 2021, cuja trajetória é celebrada com uma sala no museu que leva seu nome.

Serviço:

Exposição “Caminho para casa – o mar é sempre mais pra dentro”, de Manuela Navas

Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc)

Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro – Caraguatatuba -SP

Período de exposição: de 12/12 a 28/02

Dias e horários de funcionamento do museu: terça a sábado, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade

A equipe feminina de vôlei adaptado 58+ de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória na 8ª etapa do Campeonato da Super Liga da Melhor Idade, realizada na tarde do último sábado (24), no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba. As atletas enfrentaram a equipe de São José do Barreiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/10/2026
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31
Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de outubro termina no dia 31

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), que são aniversariantes de outubro, podem fazer a prova de vida obrigatória presencialmente até o dia 29 (quinta-feira), das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou até 31 de

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Reunião regional debate melhorias para pescadores do Litoral Norte
Reunião regional debate melhorias para pescadores do Litoral Norte

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba participaram, na tarde da última segunda-feira (26), de uma reunião conjunta com as colônias de pescadores de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O encontro ocorreu na sede da Colônia de Pescadores Z-8 “Benjamin Constant”, no bairro Indaiá, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 29/10/2026
Caraguatatuba realiza fiscalização educativa e orienta usuários de veículos elétricos sobre regras de circulação
Caraguatatuba realiza fiscalização educativa e orienta usuários de veículos elétricos sobre regras de circulação

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de quarta-feira (28), mais uma ação de fiscalização educativa para orientar condutores de ciclomotores, bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. A iniciativa busca reforçar as regras de circulação, prevenir acidentes e promover a convivência segura entre pedestres, ciclistas, motoristas

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 28/10/2026
Reconhecimentos projetam Caraguatatuba em áreas estratégicas da gestão pública
Reconhecimentos projetam Caraguatatuba em áreas estratégicas da gestão pública

O trabalho desenvolvido em diferentes frentes de Caraguatatuba vem ganhando destaque em premiações, rankings, certificações e seleções regionais, estaduais e nacionais. O levantamento reúne 47 registros de reconhecimentos, indicações, colocações, medalhas, certificações, seleções e finalismos, identificados entre janeiro de 2025 e a primeira quinzena de outubro de 2026, em áreas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 20/10/2026