Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba prepara entrega de mais de 1.280 títulos de regularização fundiária nos próximos meses

Prefeitura de Caraguatatuba prepara entrega de mais de 1.280 títulos de regularização fundiária nos próximos meses

#PraCegoVer: Mulher segura título de regularização fundiária. À sua direita, o prefeito Aguilar Júnior e à esquerda, o presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar (Foto: Luís Gava/PMC )
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da equipe de regularização fundiária da Secretaria de Habitação e do Cartório de Registro de Imóveis, prepara a entrega de 1.283 títulos de propriedade no segundo semestre de 2018.
Está em processo a escritura definitiva para 490 famílias do Balneário Maria Helena (Perequê-Mirim); 150 do Núcleo Ponte Seca; 150 do Núcleo Armando Cavinato (Travessão); 460 títulos no Núcleo Jardim Parnaso (Colônias) e outros 33 no Núcleo Dona Jô (Praia das Palmeiras).
A chefe da Seção de Projetos de Regularização Fundiária, Silvana Caccin D’Angelo, disse que atualmente são mais de 30 núcleos no município em andamento.
“De acordo com a lei, a abertura do processo tem que ser por núcleo. Já temos encaminhados núcleos com 30 imóveis, outros com 100 e outros com 1.000 residências, ou seja, com números variados. Por esse motivo nossa equipe sai a campo, batendo de porta em porta, explicando o procedimento a ser seguido. Por lei, não podemos enviar o pedido de uma pessoa apenas, pois o cartório devolve a peça e solicita que a pessoa entre com usucapião. O usucapião é mais demorado. Nesse sentido, insistimos que toda vizinhança se mobilize para que os núcleos sejam formados”, explicou Silvana.
Trâmite
Depois da entrega dos documentos para regularização social ou para a específica na Secretaria de Habitação, os comprovantes são enviados para o Setor Jurídico onde é verificada a cadeia sucessória do terreno ou do imóvel, se possui matrícula e a veracidade da papelada. Essa etapa dura aproximadamente 30 dias.
Posteriormente, é lançado o edital para que haja possibilidade de outra pessoa contestar a posse, também num prazo de 30 dias.
O próximo passo fica por conta da equipe técnica de topografia, que vai ao local fazer o levantamento da área. O laudo final sai em torno de um mês.
Por fim, os papéis são remetidos para o Cartório de Registro de Imóveis, que também tem um período para preparar os títulos de propriedade.
As pessoas que querem efetuar a regularização fundiária devem se dirigir à Secretaria de Habitação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Avenida Minas Gerais, 1.290, bairro Indaiá, esquina com a Avenida Mato Grosso (via da Catedral do Divino Espírito Santo, no sentido praia).
Veja Também Recentes

Problemas financeiros e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba em junho
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 591 procedimentos formalizados dos 1.185 atendimentos realizados entre os dias 1º e 30 de junho. Desse total, 594 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de junho foi marcado por problemas com envio de produtos

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

Tênis de Mesa de Caraguatatuba se destaca no JEESP e conquista vaga na seletiva para Campeonato Brasileiro
A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba obteve resultados expressivos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), e garantiu a classificação para a seletiva para disputa do Campeonato Brasileiro de duplas. A trajetória até a conquista envolveu diversas etapas e vitórias importantes. A primeira fase ocorreu no

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura