Pesquisar No Site
Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba recebem certificação do Instituto Federal
Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba recebem certificação do Instituto Federal
A cerimônia de certificação do Curso de Auxiliar Administrativo da 7ª turma do Projeto Guarda Mirim, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, foi realizada na manhã desta quinta-feira (4), no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação. O evento reuniu estudantes, familiares, autoridades municipais e representantes da instituição federal de ensino.

#PraTodosVerem – Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba recebem certificação do IFSP (Foto: JC Curtis)
Participaram da cerimônia o prefeito de Caraguatatuba, Mateus da Silva; a secretária de Educação, Roseli Morilla; o diretor-geral do IFSP Campus Caraguatatuba, Kalebe Monteiro Xavier; a diretora-adjunta administrativa, Tania Cristina Lemes Soares Focesi; e o coordenador de Gestão com Pessoas do IFSP e professor do curso, José Márcio Vieira, o Marcinho. Também estiveram presentes os coordenadores pedagógicos do Projeto Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza e Elinaldo Soares de Sousa.
“A educação é a maior ferramenta de transformação da nossa sociedade, e vocês fazem parte desse projeto. São a própria transformação que queremos para Caraguatatuba. A nossa gestão colocou a educação como prioridade desde o primeiro dia. Hoje, já são 27 unidades escolares que passam por processos de reforma, reestruturação e modernização, sempre com o objetivo de oferecer mais qualidade, dignidade e oportunidades para nossos estudantes”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.

#PraTodosVerem – Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba recebem certificação do IFSP (Foto: JC Curtis)
“O Projeto Guarda Mirim é a casa de vocês e representa um espaço de desenvolvimento humano completo, com formação educacional, social e cidadã. Nosso compromisso é transformar essa estrutura em uma escola cada vez mais preparada. Por isso, nosso projeto é uma nova sede, pensada especificamente para atender as necessidades dos jovens, promovendo educação integrada, práticas esportivas e formação para a vida”, concluiu o prefeito.
“A certificação do curso de Auxiliar Administrativo representa uma inovação no Projeto Guarda Mirim e amplia as perspectivas acadêmicas desses jovens. Eles concluem a formação com conhecimento técnico, mais preparo para enfrentar processos seletivos e mais segurança para buscar oportunidades, inclusive em instituições de ensino como o IFSP. E essa parceria mostra que educação se constrói de forma coletiva. Os professores da rede municipal e do IFSP desempenham papel essencial nesse processo e o entusiasmo dos estudantes comprova a qualidade do trabalho desenvolvido”, destacou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
O curso oferecido teve carga horária de 30 horas e teve como foco a capacitação de jovens para compreender os setores essenciais e as rotinas fundamentais do ambiente organizacional. Durante a formação, os alunos adquiriram competências para executar atividades de secretariado e processos administrativos com qualidade, postura profissional e adequação de linguagem, com conteúdos voltados ao atendimento ao público, organização documental e uso de ferramentas digitais administrativas.
A proposta pedagógica buscou proporcionar conhecimento geral sobre os pilares da administração organizacional e qualificar os participantes para uma atuação polivalente em diferentes áreas internas. Entre os objetivos específicos, estiveram o domínio das rotinas administrativas básicas, a aplicação prática de princípios de ética, diversidade cultural e relacionamento interpessoal, além do incentivo ao comportamento empreendedor voltado à eficiência dos processos e ao apoio às decisões de gestão.
Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Secretaria de Comunicação Social 4/12/2025
Foto: JC Curtis/PMC
Veja Também Recentes
Mutirão de limpeza retira mais de 40 kg de resíduos da Praia do Porto Novo
Um mutirão de limpeza realizado na manhã da última sexta-feira (5), na Praia do Porto Novo, resultou na retirada de 40,6 quilos de resíduos da faixa de areia. Entre os materiais recolhidos estavam 300 bitucas de cigarro, 86 pedaços de isopor e centenas de itens plásticos descartados irregularmente. A ação
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico
A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promove o Curso de Excel Básico – Aperfeiçoamento de Fórmulas para mais uma turma de servidores de todas nas secretarias nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de São
Procon de Caraguatatuba reforça dicas de compra dos presentes da garotada no Dia das Crianças
O Procon de Caraguatatuba fornece algumas recomendações para o consumidor evitar transtornos na hora da compra do presente do Dia das Crianças, celebrado anualmente em 12 de outubro. O supervisor de governança do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado, enfatiza a importância da realização de uma pesquisa rigorosa
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Pontos MIS estão com inscrições abertas para a oficina gratuita de Direção e Assistência de Direção Audiovisual, que será realizada no dia 2 de outubro (sexta-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro. A inscrição pode ser
Peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” estreia em Caraguatatuba com entrada gratuita
O Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, recebe nos dias 2 e 3 de outubro (sexta-feira e sábado), às 19h, a estreia da peça “A Fantástica Engolidora de Sapos” com a palhaça Bizuka, interpretada pela atriz Gabriela Antonakis. A entrada é gratuita. Dirigida por Rafael Carvalho, a peça
