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Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba

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Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba
Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba

Caraguatatuba realizou, na última sexta-feira (14), no Salão Monteiro Lobato, a mostra do Projeto Robótica e a final Geogame 2025, dois importantes projetos municipais da rede de ensino do município.

#PraTodosVerem – Final do projeto de Robótica e Geogame destaca tecnologia, criatividade e protagonismo estudantil em Caraguatatuba (foto: Luís Gava/PMC)

O encontro apresentou trabalhos que estenderam ao longo de todo o ano, coordenados pelo professor e responsável pelo setor da Informática Educacional (Robótica), Ernesto dos Santos Neto, e pela professora de geografia e Apoio Pedagógico (Geogame), Beatriz Gabelini, integrando metodologias ativas, pensamento computacional e o uso pedagógico das tecnologias digitais.

A final reuniu estudantes de diversas unidades escolares e contou com a presença da secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões, e o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Alexandre Costa.

“Retomamos este ano os projetos de tecnologia com o compromisso de fortalecer o Ensino Fundamental 2 e valorizar o potencial dos nossos professores e estudantes. O Geogame e a Robótica mostram, de forma muito concreta, como o trabalho interdisciplinar amplia a aprendizagem e abre novas possibilidades dentro e fora da sala de aula. Estar aqui hoje já representa um diferencial na trajetória de cada estudante. É resultado do esforço das equipes escolares, do apoio pedagógico e da dedicação dos profissionais que acreditam na inovação. Para os próximos anos, queremos que mais escolas tenham acesso a esses recursos tão importantes. Acreditamos no potencial dos nossos estudantes e sabemos que iniciativas como estas fazem a diferença no desenvolvimento da nossa rede”, disse a secretária-adjunta de Educação, Rosimeire Simões.

“São eventos fantásticos. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e inseri-la no contexto educacional dos nossos estudantes é fundamental. Tenho certeza que ciência fará vocês pessoas incríveis. Quando oferecemos aos nossos estudantes a oportunidade de aprender tecnologia de forma prática, criativa e integrada ao currículo, ampliamos horizontes e preparamos uma nova geração para os desafios da vida. Que essa experiência inspire cada um a continuar inovando e construindo o futuro da nossa cidade”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Alexandre Costa.

A Robótica Educacional, iniciada em maio, formou novas turmas distribuídas em três unidades escolares: EMEF Prof. Euclydes Ferreira, EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz e CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz. Inserida em um programa maior de tecnologia, a iniciativa segue os princípios da Metodologia STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — e da Cultura Maker, que incentiva criatividade, autonomia e aprendizagem por meio da prática, da experimentação e da resolução de problemas reais.

Com essa abordagem integrada, os alunos ampliaram a compreensão sobre tecnologia e fortaleceram habilidades como colaboração, raciocínio lógico e autoria. O projeto também dialoga diretamente com a Competência Geral da BNCC voltada à Cultura Digital, que orienta a formação dos estudantes para o uso crítico, ético e criativo das tecnologias.

Também na sexta-feira (14), ocorreu a final do Geogame 2025, competição municipal de Geografia que mobilizou alunos do 6º ao 9º ano de 10 escolas da rede. O jogo online avalia acertos e tempo de resposta na identificação de territórios e localizações, estimulando raciocínio espacial, interpretação geográfica e rapidez na tomada de decisões.

Ao longo do processo, os participantes receberam orientação de professores de Geografia e História e passaram por seletivas nas unidades escolares. O caminho até a final evidenciou empenho, disciplina e domínio de conceitos importantes para a compreensão do território e das dinâmicas socioespaciais. Nesta edição, 20 estudantes entre 11 e 14 anos representaram suas escolas na disputa decisiva.

Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/

Secretaria de Comunicação Social 17/11/2025

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