Pesquisar No Site
Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguatatuba
Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguatatuba
Já pensou em um cinema totalmente movido a bicicletas? Esta é a proposta do BikeCine – um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, Caraguatatuba recebe pela primeira vez o projeto no dia 15/11 (sábado), na Praça da Cultura, com sessões gratuitas e ao ar livre a partir das 19h.
No BikeCine o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes: acomodado na plateia ou pedalando nas estações de bicicletas e participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas, sendo 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público.
Os ingressos já estão disponíveis e podem ser emitidos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/2wd4e5sn e também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento. A programação na cidade inicia exibindo uma sessão com filmes em curta-metragem, em seguida, a animação “Divertida Mente 2″, a sequência da cativante da Disney Pixar, agora com a personagem Riley num salto temporal, passando pela temida pré-adolescência, relatada de forma leve e divertida.
Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade. O circuito 2025 Festival BikeCine, patrocinado pela EDP, contempla 10 cidades nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê: Guararema, Mogi das Cruzes, Suzano, Caçapava, Biritiba Mirim e Taubaté já receberam as sessões deste ano. Além de Caraguatatuba, o projeto ainda segue para Pindamonhangaba, Lorena e Salesópolis.
A tecnologia também está presente na projeção das imagens, a exibição dos filmes é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece alta qualidade para cinemas ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público. O BikeCine une o amor pelo cinema ao bem-estar. É cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte em um só evento.
Lançado no Brasil em 2024, o projeto já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas. A programação em todas as cidades também pode ser acompanhada pelo site https://bikecine.com.br/
O projeto Festival BikeCine em Caraguatatuba é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da EDP, apoio do Governo Municipal e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com produção BikeCine.
Como funciona a energia do BikeCine
Ao invés de consumir energia para funcionar como um cinema regular, o BikeCine gera sua própria energia. Toda eletricidade necessária para a sessão ocorrer é gerada a partir do movimento das pedaladas do público nas estações de bicicletas, que se transforma em energia elétrica pela cinética. Seja para inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, é utilizada apenas esta energia limpa e sustentável, sem emissão de poluentes e impactos negativos à natureza.
O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais.
Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência. Uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada, em parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre: Cine Autorama e CineSolar.
Serviço
Festival BikeCine em Caraguatatuba l Curtas-metragens e ‘Divertida Mente 2’
Dia 15/11 – sábado – às 19h e 20h Praça da Cultura – Centro
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bicicletas fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta
Entrada gratuita
Veja Também Recentes
Spirit of WOD Beach retorna a Caraguatatuba com mais de 800 atletas e dois dias de competição à beira-mar
O Spirit of WOD Beach chega à sua 2ª edição em Caraguatatuba como um dos maiores eventos de superação, performance e integração do universo do Cross Training no Brasil. O campeonato será realizado nos dias 1º e 2 de novembro, na Praça de Eventos, no centro, com participação de atletas
Nota Oficial –
O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica
Cia. Perspectiva apresenta experimentação cênica no Auditório Maristela de Oliveira
A ‘Perspectiva’ – companhia e produtora de artes cênicas de Campo Grande/RS – realiza nesta sexta-feira (17/10), às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, uma experimentação cênica aberta ao público com entrada franca. A ação integra o projeto de residência ‘Vivências Artísticas’, contemplado pelo edital nº
Paratleta da natação de Caraguatatuba bate recorde no Campeonato Brasileiro de Jovens Sub-16
O atleta da equipe de natação paralímpica de Caraguatatuba, Arthur Demétrio, 13 anos, voou na piscina do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana (18 e 19) no Campeonato Brasileiro de Jovens, categoria sub-16, faturou cinco medalhas (prata nos 50 metros livre, nos 100metros livre, nos
Mais 29 bolsistas do PEAD são convocados para reforço na limpeza dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba chamou 29 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até sexta-feira (7/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os
