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Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba

Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promoveu sábado (1º), duas palestras dentro da Semana de Conscientização do Autismo.
Uma com a doutora em Psicologia, Lília Maise de Jorge, especialista no Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre a importância da detecção precoce de sinais e do tratamento multiprofissional. A outra com o promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, sobre o Direito de Inclusão Escolar das crianças autistas.
O evento reuniu vários profissionais (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, assistentes sociais, médicos, educadores e psicólogos), na parte da manhã, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Centro,

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
Na sua abordagem, Lília de Jorge, explicou da busca pelo marcador genético do autismo ou de um conjunto de genes para detectar o autismo, que a escala nacional para avaliar as crianças brasileiras fica pronto esse ano.
“O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de autistas. Temos que ter vigilância precoce desse transtorno e capacitar profissionais nos postos de saúde, nas creches e escolas. O diagnóstico ainda é muito difícil. A detecção precoce de sinais abre as possibilidades de um tratamento precoce. Se uma criança com autismo tem alto ou baixo funcionamento cognitivo, se o comprometimento é leve, moderado ou severo. Temos que ter vigilância precoce do autismo e capacitar profissionais, postos de saúde, nas creches”, disse a profissional.
Além disso, a psicóloga frisou que a avaliação é mais ampla do que o simples diagnóstico. “A avaliação envolve clínica biomédica, fonoaudiológica, aspectos comunicativos, psicológico, em ambiente natural, observação in loco, na casa do indivíduo”, disse.
Tratamentos como fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, arteterapia e esportes em geral, são importantes no tratamento. Como trabalhar a parte psicomotora, cognitiva, afetiva, social, comunicativa e adaptativa. Do mesmo modo a importância dos pais, educadores e equipe multiprofissional serem orientados como brincar com o filho e estimulá-lo em cada fase da vida.
Direitos – O promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, falou sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Educação Inclusiva.
“Não é só a criança com deficiência que tem direito à inclusão escolar. Também tem a criança do abrigo e da Fundação Casa. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é obrigatório para o Estado e para os pais. O Estado, sociedade e família devem assegurar o direito fundamental da criança e do adolescente. O direito à educação é indisponível e interessa a toda a sociedade para alcançarmos uma sociedade mais justa, igualitárias, participativa”, afirmou.

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)
O promotor ressaltou também que as escolas particulares não podem recusar matrícula ou cobrar a mais por uma criança com deficiência. “É necessário que os estabelecimentos de ensino particulares se unam à rede municipal para estabelecerem juntos políticas públicas para o aluno com deficiência. Caso contrário só resta a via judicial para garantir os direitos da criança”, avaliou.
Prestigiaram o evento, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Junior; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Giovana Pacelli Capucho; o secretário da Saúde, Amauri Toledo; o vereador Vandinho; e representantes de instituições voltadas à Pessoa com Deficiência.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, domingo (2), foi promovida a “Sessão de Cinema Adaptada”, com o filme de animação “O Poderoso Chefinho”, no Serramar Shopping, às 10h. A sessão teve o ambiente e som adaptados e contará com a participação de alunos da rede de ensino municipal cadastrados na Sepedi, Acalento e APAE.
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