Pesquisar No Site

Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba

DSC_3193
Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promoveu sábado (1º), duas palestras dentro da Semana de Conscientização do Autismo.

Uma com a doutora em Psicologia, Lília Maise de Jorge, especialista no Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre a importância da detecção precoce de sinais e do tratamento multiprofissional. A outra com o promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, sobre o Direito de Inclusão Escolar das crianças autistas.

O evento reuniu vários profissionais (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, assistentes sociais, médicos, educadores e psicólogos), na parte da manhã, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Centro,

Semana de Conscientização do Autismo

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Na sua abordagem, Lília de Jorge, explicou da busca pelo marcador genético do autismo ou de um conjunto de genes para detectar o autismo, que a escala nacional para avaliar as crianças brasileiras fica pronto esse ano.

“O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de autistas. Temos que ter vigilância precoce desse transtorno e capacitar profissionais nos postos de saúde, nas creches e escolas. O diagnóstico ainda é muito difícil. A detecção precoce de sinais abre as possibilidades de um tratamento precoce. Se uma criança com autismo tem alto ou baixo funcionamento cognitivo, se o comprometimento é leve, moderado ou severo. Temos que ter vigilância precoce do autismo e capacitar profissionais, postos de saúde, nas creches”, disse a profissional.

Além disso, a psicóloga frisou que a avaliação é mais ampla do que o simples diagnóstico. “A avaliação envolve clínica biomédica, fonoaudiológica, aspectos comunicativos, psicológico, em ambiente natural, observação in loco, na casa do indivíduo”, disse.

Tratamentos como fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, arteterapia e esportes em geral, são importantes no tratamento. Como trabalhar a parte psicomotora, cognitiva, afetiva, social, comunicativa e adaptativa. Do mesmo modo a importância dos pais, educadores e equipe multiprofissional serem orientados como brincar com o filho e estimulá-lo em cada fase da vida.

Direitos – O promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, falou sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Educação Inclusiva.

“Não é só a criança com deficiência que tem direito à inclusão escolar. Também tem a criança do abrigo e da Fundação Casa. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é obrigatório para o Estado e para os pais. O Estado, sociedade e família devem assegurar o direito fundamental da criança e do adolescente. O direito à educação é indisponível e interessa a toda a sociedade para alcançarmos uma sociedade mais justa, igualitárias, participativa”, afirmou.

Semana de Conscientização do Autismo

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

O promotor ressaltou também que as escolas particulares não podem recusar matrícula ou cobrar a mais por uma criança com deficiência.  “É necessário que os estabelecimentos de ensino particulares se unam à rede municipal para estabelecerem juntos políticas públicas para o aluno com deficiência. Caso contrário só resta a via judicial para garantir os direitos da criança”, avaliou.

Prestigiaram o evento, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Junior; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Giovana Pacelli Capucho; o secretário da Saúde, Amauri Toledo; o vereador Vandinho; e representantes de instituições voltadas à Pessoa com Deficiência.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, domingo (2), foi promovida a “Sessão de Cinema Adaptada”, com o filme de animação “O Poderoso Chefinho”, no Serramar Shopping, às 10h. A sessão teve o ambiente e som adaptados e contará com a participação de alunos da rede de ensino municipal cadastrados na Sepedi, Acalento e APAE.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas de ações do 3º quadrimestre de 2023

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Caraguatatuba prestou contas na manhã desta quinta-feira (29), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2023, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades da pasta realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/02/2024
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 196 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 196 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 10 de consultor de vendas, nove de vendedor e sete de pedreiro. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 04/03/2024
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa
5ª edição do Educatech em Caraguatatuba é aberta com palestra sobre aprendizagem ativa

A 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech), promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi aberta nesta quinta-feira (21/3) com a palestra “Práticas Ativas de Aprendizagem Ativa”, proferida pela formadora da Associação Nova Escola e Coordenadora de Projetos na Foreducation Edtech, Maíra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/03/2024