Pesquisar No Site

Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba

DSC_3193
Semana de Conscientização do Autismo aborda Diagnóstico e Avaliação e Direito à Inclusão Escolar em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promoveu sábado (1º), duas palestras dentro da Semana de Conscientização do Autismo.

Uma com a doutora em Psicologia, Lília Maise de Jorge, especialista no Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre a importância da detecção precoce de sinais e do tratamento multiprofissional. A outra com o promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, sobre o Direito de Inclusão Escolar das crianças autistas.

O evento reuniu vários profissionais (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, assistentes sociais, médicos, educadores e psicólogos), na parte da manhã, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Centro,

Semana de Conscientização do Autismo

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Na sua abordagem, Lília de Jorge, explicou da busca pelo marcador genético do autismo ou de um conjunto de genes para detectar o autismo, que a escala nacional para avaliar as crianças brasileiras fica pronto esse ano.

“O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de autistas. Temos que ter vigilância precoce desse transtorno e capacitar profissionais nos postos de saúde, nas creches e escolas. O diagnóstico ainda é muito difícil. A detecção precoce de sinais abre as possibilidades de um tratamento precoce. Se uma criança com autismo tem alto ou baixo funcionamento cognitivo, se o comprometimento é leve, moderado ou severo. Temos que ter vigilância precoce do autismo e capacitar profissionais, postos de saúde, nas creches”, disse a profissional.

Além disso, a psicóloga frisou que a avaliação é mais ampla do que o simples diagnóstico. “A avaliação envolve clínica biomédica, fonoaudiológica, aspectos comunicativos, psicológico, em ambiente natural, observação in loco, na casa do indivíduo”, disse.

Tratamentos como fisioterapia, equoterapia, hidroterapia, arteterapia e esportes em geral, são importantes no tratamento. Como trabalhar a parte psicomotora, cognitiva, afetiva, social, comunicativa e adaptativa. Do mesmo modo a importância dos pais, educadores e equipe multiprofissional serem orientados como brincar com o filho e estimulá-lo em cada fase da vida.

Direitos – O promotor da Vara da Infância e Juventude em São José dos Campos, Fausto Junqueira de Paula, falou sobre o Direito da Criança e do Adolescente à Educação Inclusiva.

“Não é só a criança com deficiência que tem direito à inclusão escolar. Também tem a criança do abrigo e da Fundação Casa. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é obrigatório para o Estado e para os pais. O Estado, sociedade e família devem assegurar o direito fundamental da criança e do adolescente. O direito à educação é indisponível e interessa a toda a sociedade para alcançarmos uma sociedade mais justa, igualitárias, participativa”, afirmou.

Semana de Conscientização do Autismo

Semana de Conscientização do Autismo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

O promotor ressaltou também que as escolas particulares não podem recusar matrícula ou cobrar a mais por uma criança com deficiência.  “É necessário que os estabelecimentos de ensino particulares se unam à rede municipal para estabelecerem juntos políticas públicas para o aluno com deficiência. Caso contrário só resta a via judicial para garantir os direitos da criança”, avaliou.

Prestigiaram o evento, o vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior, representando o prefeito Aguilar Junior; a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Giovana Pacelli Capucho; o secretário da Saúde, Amauri Toledo; o vereador Vandinho; e representantes de instituições voltadas à Pessoa com Deficiência.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, domingo (2), foi promovida a “Sessão de Cinema Adaptada”, com o filme de animação “O Poderoso Chefinho”, no Serramar Shopping, às 10h. A sessão teve o ambiente e som adaptados e contará com a participação de alunos da rede de ensino municipal cadastrados na Sepedi, Acalento e APAE.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line
Governo do Estado de São Paulo abre inscrições para Oficinas Culturais on-line

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Oficinas Culturais estão com inscrições abertas para oficinas on-line em diversas áreas como: apreciação musical, introdução à teoria queer e os

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/06/2020
Caraguatatuba tem 78% dos pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba tem 218 pacientes recuperados da Covid-19

Dos 347 casos confirmados da Covid-19 em Caraguatatuba, 218 pacientes se recuperaram da doença, ou seja, 62,82% dos infectados, de acordo com a equipe do Canal de Monitoramento de pacientes, ligado a Secretaria de Saúde. O Boletim da Vigilância Epidemiológica registrado nesta segunda-feira (22/06), 103 casos continuam em investigação. Há

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/06/2020
Parceria da Prefeitura agrega 180 novas empresas ao aplicativo “Litoral na Mesa” durante a pandemia
Parceria da Prefeitura agrega 180 novas empresas ao aplicativo “Litoral na Mesa” durante a pandemia

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Caraguatatuba buscou soluções para auxiliar os comerciantes da cidade, que tiveram uma redução nas vendas pelo isolamento social. Uma delas foi a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) e o aplicativo de delivery “Litoral na Mesa”.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 30/06/2020
Cantora Luana Camarah participa de live solidária do projeto Covida Caraguatatuba
Cantora Luana Camarah participa de live solidária do projeto Covida Caraguatatuba

Nesta sexta-feira (19/6), às 20h, o projeto de voluntariado, Covida Caraguatatuba realizará uma live beneficente, com a cantora Luana Camarah, ex-participante do The Voice Brasil. A ação visa arrecadar valores para compra de cestas básicas, destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pandemia da Covid-19. Na apresentação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 18/06/2020
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de palestra do Exército

Integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (03/07), de uma palestra proferida por militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de Caçapava. A tropa está na cidade para realizando ações de apoio à situação emergencial causada pela pandemia da Covid-19. A palestra foi realizada no Salão Monteiro

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/07/2020