Pesquisar No Site
Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba integra projeto Parceiros da Educação para fortalecer ensino na rede municipal
Caraguatatuba foi selecionada para integrar o projeto Parceiros da Educação, iniciativa que busca elevar a qualidade do Ensino Fundamental por meio de estratégias baseadas em evidências e análise estratégica de dados educacionais. A parceria, que terá duração de cinco anos, abrange todas as escolas municipais de Caraguatatuba que possuem turmas do 1º ao 9º ano.

#PraTodosVerem – Prefeito Mateus Silva, secretaria de Educação Roseli Morilla e integrantes da equipe do projeto Parceiros da Educação.
Além de promover a formação integral dos estudantes da rede pública e fortalecer a aprendizagem, o projeto estimula a colaboração entre sociedade civil, escolas e secretarias de educação. O objetivo é ampliar o aproveitamento escolar, garantir ensino de qualidade e contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais. A Parceiros da Educação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos.
O acordo estabelecido com Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem como principais metas garantir a alfabetização na idade certa, assegurar que os alunos aprendam de acordo com a série, manter a frequência escolar, prevenir a evasão e promover a equidade entre estudantes e unidades escolares.
“Há 21 anos, a Parceiros da Educação trabalha para que a educação pública do Estado de São Paulo seja a melhor da América Latina até 2040. Em Caraguatatuba, vamos desenvolver um trabalho focado no estudante e na equidade do sistema”, destacou Rafael Machiaverni, diretor-geral da Parceiros da Educação, durante o evento de assinatura da parceria com o governo municipal, que também contou com a presença do prefeito Mateus Silva e da secretária de educação, Roseli Morilla.
O processo para adesão da cidade ao programa incluiu videoconferências de seleção, visita técnica, reunião no gabinete do prefeito e visitas às escolas municipais, resultando na aprovação oficial de Caraguatatuba.
Entre as próximas etapas estão a aplicação de avaliações diagnósticas para alunos do Ensino Fundamental I e II, um encontro entre as redes de ensino participantes do programa, o planejamento estratégico para o ano de 2026 e ações de preparação para avaliações nacionais.
Secretaria de Comunicação 8/8/2025
Veja Também Recentes
Guarda Civil Municipal prende mulher procurada pela Justiça no bairro Estrela Dalva
Equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo realizado na Rua Antônio Nardi, nº 200, bairro Estrela Dalva, na tarde de terça-feira (17), visualizou uma mulher em atitude suspeita nas proximidades de uma unidade escolar. Diante da situação, foi realizada a abordagem e, após consulta aos sistemas
Caraguatatuba elege representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou a eleição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) na última terça-feira (7) para o biênio 2026/2028, com participação de 213 eleitores aptos. Do total de votos, quatro foram anulados. O processo ocorreu após a etapa de habilitação dos candidatos, com análise das inscrições conforme
Espetáculos do grupo Os Geraldos têm entrada gratuita na próxima semana no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe na próxima semana os espetáculos “Parará – Um Reino Pela Música” e “Saudade”, do grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas. As apresentações têm entrada gratuita e integram a programação de aniversário da cidade, que completa 169 anos no dia 20 de abril.
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos capacita profissionais em Caraguatatuba
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove, quinta-feira (19) e sexta-feira (20), o Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos. A capacitação ocorre na sede do Banco de Alimentos e é ministrada pela nutricionista e responsável técnica do equipamento, Cíntia Araújo. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança
