Pesquisar No Site
Prefeitura inicia pintura e sinalização da ciclovia na av. Prisciliana de Castilho

Prefeitura inicia pintura e sinalização da ciclovia na av. Prisciliana de Castilho

(Fotos: Claudio Gomes/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por intermédio da Secretaria de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, está promovendo a pintura da ciclovia da avenida Prisciliana de Castilho, na região central da cidade.
São cerca de 3 quilômetros de extensão que estão recebendo pintura de solo, em vermelho, além de demarcações de faixas na cor branca, de acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os trabalhos foram iniciados ontem (27/03), durante a noite, e deve prosseguir por mais um ou dois dias, sempre no período noturno, quando o movimento na ciclovia é menor. A empresa contratada para os serviços é a Arc Sinalização, que presta serviços de sinalização viária em todo o país.
A proposta da Secretaria de Trânsito é prosseguir com o trabalho de sinalização no entorno dos CIDEs dos bairros Massaguaçu, Casabranca, Tinga e Perequê Mirim. Serão realizadas pinturas de faixas de travessia, lombadas, demarcação de vias e instalação de placas de sinalização.
Para a segurança de ciclistas e pedestres
Os ciclistas devem estar atentos à recomendação: Onde há ciclovia ou ciclofaixa, a circulação da bicicleta deve ocorrer por ali.
Ciclofaixa é apenas uma faixa pintada no chão. Se há alguma forma de separação física, da mais óbvia, como uma guia elevada, ou uma mais simples, como tachões, temos uma ciclovia.
Por quê é importante saber isso? porque circulando no local errado, a pessoa arca com a responsabilidade em caso de qualquer acidente. Assim, havendo ciclovia ou ciclofaixa, o ciclista deve optar por ela.
De acordo com o Contran, o uso da cor vermelha é privativo da sinalização de ciclovias e ciclofaixas. O vermelho objetiva alertar motoristas e ciclistas da exclusividade de uso daquela via para as magrelas.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,