Pesquisar No Site
Encontro da Abeta Summit e Circuito Litoral Norte reúne lideranças e profissionais de turismo em Caraguatatuba

Encontro da Abeta Summit e Circuito Litoral Norte reúne lideranças e profissionais de turismo em Caraguatatuba
O Litoral Norte deu mais um passo importante para se consolidar como um polo de ecoturismo de destaque no Brasil. Profissionais, empresas e autoridades do setor de turismo participaram, na quinta-feira (10), de um encontro com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e Circuito Litoral Norte no auditório da Fundacc, em Caraguatatuba.
A principal atração do evento foi a apresentação do Abeta Summit 2025, congresso nacional que será realizado no Litoral Norte e deve reunir gestores públicos, empresários e especialistas do ecoturismo e turismo de aventura, com intuito de promover a região como um destino chave para o turismo sustentável.
“O Litoral Norte de São Paulo está cercado por uma natureza única e uma cultura rica, com oportunidade de se tornar um dos maiores polos de ecoturismo do Brasil e do mundo. O Abeta Summit 2025 será uma plataforma para mostrar ao mundo o que temos de melhor em termos de preservação ambiental e turismo sustentável”, afirmou Luiz del Vigna, um dos representantes da Abeta.
A expectativa é que o evento traga oportunidades de desenvolvimento para o setor de turismo, com o fortalecimento da integração entre os diversos municípios da região, além de impulsionar a preservação ambiental de forma mais eficaz. Durante o encontro também foram discutidos investimentos necessários em infraestrutura, como o fortalecimento da aviação regional e melhorias nas rodovias, em especial a duplicação do contorno norte até Ubatuba, para garantir a acessibilidade e o crescimento do turismo.
A Abeta, com mais de 20 anos de atuação, tem sido uma referência para o ecoturismo no Brasil, com a promoção da integração entre os setores público e privado e incentivo ao desenvolvimento de iniciativas de turismo em ambientes naturais. A edição de Caraguatatuba está prevista para o mês de setembro.
Fortalecimento do Circuito Litoral Norte – Eleição da nova diretoria
Aliada à apresentação do Abeta Summit, a programação contou ainda a eleição da nova diretoria do Circuito Litoral Norte de São Paulo. A chapa única foi eleita por unanimidade e contará com Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, como presidente, Mateus Silva, prefeito de Caraguatatuba, como vice-presidente, e Flávia Pascoal, prefeita de Ubatuba, como 1ª secretária.
O encontro também teve a presença de Leandro Pereira da Silva, secretário de Turismo de São Sebastião, e Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo e Cultura de Bertioga, que fizeram parte das discussões sobre o futuro do turismo na região.
Os prefeitos destacaram a importância da união entre os municípios para fortalecer o setor e promover o desenvolvimento turístico do Litoral Norte. O prefeito e anfitrião, Mateus Silva, enfatizou a riqueza e a preservação do litoral e afirmou que a integração entre os municípios é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa de turismo.
“O Litoral Norte é um dos mais ricos e preservados do mundo. A diversidade de cada cidade aqui é o nosso maior ativo, e isso deve ser aproveitado de forma integrada, visando um turismo sustentável que beneficie todas as comunidades da região”, destacou.
Toninho Colucci, agora presidente do Circuito, também falou sobre o crescimento da região. “A cada dia, o Litoral Norte se torna um destino de ecoturismo. Vamos trabalhar juntos para fortalecer a integração entre os municípios e fazer com que o ecoturismo atinja um nível ainda mais alto de desenvolvimento”, disse.
A prefeita de Ubatuba, Flávia Pascoal, lembrou a importância da comunicação e divulgação para o crescimento do turismo local. Também abordou desafios que Ubatuba enfrenta, como o trânsito intenso nos feriados, e a necessidade de fortalecer a presença nas redes sociais para combater desinformações e divulgar o potencial turístico da cidade.
“Precisamos aumentar a visibilidade de Ubatuba e das cidades do Litoral Norte, tanto para destinos turísticos, como para destinos sustentáveis, onde a preservação ambiental é uma prioridade”, comentou.
Secretaria de Comunicação – 10/7/2025
Veja Também Recentes

Solicitação de projeto de acessibilidade do programa Calçada Legal passa a ser on-line
O munícipe que precisar de projeto para construção, manutenção e conservação dos passeios públicos de acordo com a Lei 2074/2013, por meio do programa Calçada Legal, deve solicitar a elaboração, gratuita, no site do governo municipal de Caraguatatuba, no ícone Portal de Serviços do Cidadão, e seguir o passo a

Caraguatatuba institui comissão para ampliar oferta de vagas na Educação de Jovens e Adultos
A cidade de Caraguatatuba instituiu uma comissão especial para liderar a campanha de ampliação da oferta de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município. A iniciativa integra as ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e da Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, conforme prevê

Guarda Civil de Caraguatatuba recupera veículo furtado no Centro
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recuperou um veículo furtado e deteve o suspeito na tarde de segunda-feira (9), após ação conjunta com o Centro de Operações Integradas (COI). O caso ocorreu na Rua Vicente Orlando, nas proximidades do Terminal Rodoviário. O veículo Fiat Uno, produto de furto ocorrido em

Prazo para divulgação dos selecionados do Curso de Formação de Aquaviários é prorrogado
A Comissão de Avaliação solicitou ampliação do prazo para análise da documentação enviada pelos inscritos no Chamamento Público nº 022/2025, referente ao Curso de Formação de Aquaviários (MAC 2) em Caraguatatuba. A prorrogação será formalizada por meio de edital de retificação, a ser publicada na edição de quinta-feira (26/6) do

Substituição de coqueiros na Praça Diógenes continua por recomendação da Defesa Civil
Os coqueiros da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, serão removidos por recomendação da coordenadoria municipal da Defesa Civil e substituídos por espécies mais adequadas ao ambiente urbano. Uma parte das árvores já foi removida e após nova vistoria, o órgão identificou risco iminente à população