Pesquisar No Site
Dia Mundial do Meio Ambiente traz reflexão e mobiliza ações em Caraguatatuba

Dia Mundial do Meio Ambiente traz reflexão e mobiliza ações em Caraguatatuba
Comemorado desde 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente busca colocar em debate a urgência de repensar as relações entre ser humano e natureza.

#PraTodosVerem: Na foto, secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, explica sobre plantio em escola no Dia Mundial do Meio Ambiente (Fotos: Divulgação/PMC)
Ao longo das décadas, a data acompanhou a evolução dos desafios ambientais, desde a discussão inicial sobre poluição de rios até a atual necessidade de frear as mudanças climáticas, conservar a biodiversidade e adotar modelos de desenvolvimento que respeitem os limites dos ecossistemas.
Essa reflexão passa necessariamente pela união de esforços individuais, comunitários e institucionais. Pequenas atitudes diárias, como reduzir o consumo de plástico, economizar água, evitar desperdícios de energia e separar corretamente o lixo, ganham força quando somadas a políticas públicas.
O poder público realiza o planejamento para o uso do solo, fiscaliza a destinação correta dos resíduos e investe em programas de educação ambiental que façam com que cada cidadão compreenda seu papel como guardião do patrimônio natural.
Em Caraguatatuba, a prática dessas diretrizes se materializa em duas frentes principais, o Programa de Coleta Seletiva e a rede de Ecopontos municipais. O sistema de coleta seletiva recolhe, porta a porta, papel limpo e seco, plásticos, vidros e metais previamente higienizados e separados pelos moradores, seguindo cronograma semanal.
Já os Ecopontos funcionam como pontos de entrega voluntária para resíduos maiores ou especiais, como entulho (até 1 m³ por entrega), móveis, sobras de poda, pneus (até quatro unidades), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias e materiais recicláveis em geral.
Hoje, são quatro unidades ativas que ficam no Golfinhos (Alameda dos Corais), Tinga (Avenida Rio Grande do Norte), Martim de Sá (Rua Carijós, 170) e Massaguaçu (esquina da Avenida Antônio de Lucca com a Avenida Três), todas funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e domingos, das 8h30 às 14h.
O controle de acesso impede a entrega de resíduos orgânicos, animais mortos, lixo hospitalar ou volumes acima de 1 m³. Neste casos, devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros licenciados quando necessário.

#PraTodosVerem: Na foto, secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, entre alunos após plantio em escola no Dia Mundial do Meio Ambiente (Fotos: Divulgação/PMC)
Além do manejo de resíduos, Caraguatatuba investe na recomposição da paisagem verde por meio do Viveiro Municipal “Pedro Gonçalves Leite”, inaugurado em 2011. Ali, diferentes mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê, aroeira, cambuci e pitanga, são cultivadas para projetos de arborização urbana e reflorestamento de áreas degradadas. O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê também possui área para viveiro.
Parte das mudas é disponibilizada à população por meio do Projeto Arborizar, que prevê compensação ambiental de 30 mudas para cada árvore nativa removida, ou de outras proporções conforme o caso. Os pedidos podem ser realizados pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou pelo aplicativo “Caraguatatuba 156”.
Além disso, o programa Adote o Verde, que integra o Arborizar, convida empresas e microempreendedores a adotar áreas públicas para manutenção, limpeza e plantio, de forma a ampliar a rede de cuidadores de espaços verdes.
Mobilizações no Dia Mundial do Meio Ambiente

#PraTodosVerem: Secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, fala ao microfone durante Diálogo Ambiental promovido na Universidade Módulo (Fotos: Divulgação/PMC)
Para marcar o dia 5 de junho, data oficial de celebração ao Meio Ambiente, as Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo mobilizaram ações de plantio em diversas escolas municipais.
Logo pela manhã, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, participou do plantio de mudas na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar. Na sequência, esteve presente ao Diálogo Ambiental promovido na Universidade Módulo, evento que reuniu estudantes, professores e especialistas em debates sobre sustentabilidade urbana, manejo de resíduos e educação ambiental.
Nas escolas municipais a ação continuou na EMEF Prof. Euclydes Ferreira no período da manhã e à tarde, seguiu pelo CIASE Travessão, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho e EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz.
Secretaria de Comunicação Social – 5/6/2025
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações

Primeiro evento de fisiculturismo para iniciantes reúne amantes da modalidade em Caraguatatuba
Caraguatatuba foi palco, no último sábado (26), de um marco inédito para o universo do fisiculturismo no litoral norte: o primeiro campeonato estreante da WBBF-SP (Federação de Fisiculturismo do Estado de São Paulo), realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A iniciativa da federação, confederada nacional e internacionalmente há

Câmara finaliza audiências públicas sobre alterações no Estatuto dos Servidores de Caraguatatuba
A Câmara de Caraguatatuba promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei que dispõe sobre alterações no Estatuto dos Servidores (LC nº 25/2007) na segunda e na última quinta-feira (23 e 26/6), na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos das Secretarias de Administração e de Assuntos Jurídicos detalharam o projeto

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência