Pesquisar No Site
Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco

Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco

Foto: Divulgação
Quando o departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou que a marca do arremesso de peso de 4,58 metros e o lançamento de disco de 7,69, de Ellen Dias Braga, estabeleciam novos recordes brasileiros, a paratleta levou um tempo para acreditar. “Custou para cair a ficha. Agora quero compartilhar essa alegria com todos”, declarou.
Nascida em Cunha, há 32 anos, Ellen mudou-se com os pais Elias e Elza e os irmãos Eliane, Elton e Elias para Caraguatatuba, em 1992. Levava uma vida cotidiana entre família, amigos e escola. Até que aos 24 anos passou a desenvolver sintomas da ataxia cerebelar, que afeta os movimentos dos dedos, das mãos, dos braços, das pernas, do corpo, a fala ou o movimento dos olhos.
Mesmo com as limitações da doença que a levou a usar cadeira de rodas, não se abateu. Continuou os estudos e concluirá o curso de Administração de Empresas este ano. Também redescobriu a prática de esportes, há cinco anos, no Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), da Prefeitura de Caraguatatuba.
O técnico, Rodrigo Brandt, lembra bem que teve que insistir muito para que Ellen iniciasse os treinamentos. “Na primeira aula, ela não conseguiu arremessar o peso e o deixou cair na coxa. Ficou frustrada e um tempo sem aparecer. Resolveu voltar e não parou mais. Esse recorde é uma conquista diária dela de superar marcas”, contou Brandt.
O trabalho ficou mais intenso após as últimas vitórias. Todos os dias, Ellen se reveza entre a parte técnica, prática e a musculação. A meta agora é a etapa, em junho, do Circuito Loterias Caixa. Depois há outra em agosto e, em outubro, o Campeonato Brasileiro, reunindo os melhores do ano.
“Nossa meta é a convocação para seleção paralímpica que irá aos jogos de Tóquio, em 2020. Nesse sentido, estamos trabalhando para aumentarmos em 30 cm o arremesso de peso e um metro o lançamento de disco”, contou o técnico.
Para Ellen participar de uma Olimpíada será um sonho: “Penso na minha família e nas pessoas que me ajudaram a chegar onde estou. Quero muito essa vaga na seleção e estou empenhada em consegui-la”, declarou.
As quebras dos dois recordes aconteceram no Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, no Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 25 e 26 do mês passado. Ellen conquistou três medalhas de ouro na competição: arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de club throw (artefato feito de madeira entre quarenta e cinquenta centímetros de comprimento e peso de pelo menos 150g).
Veja Também Recentes

Navegar Experience agita Caraguatatuba com programação musical gratuita
Com atrações musicais ao vivo, esportes náuticos e luau ao entardecer, o Navegar Experience movimenta a praia do Centro no domingo (27). A programação já está definida. O evento é realizado das 9h à 21h, na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na Avenida Dr. Arthur da

Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Reclamações financeiras e de internet fixa marcam 5,3 mil atendimentos do semestre no Procon de Caraguatatuba
O relatório de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 5.342 procedimentos formalizados dos 10.739 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 31 de julho. Desse total, 5.397 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e julho foram