Pesquisar No Site
Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco
Paratleta de Caraguatatuba alcança o melhor índice brasileiro no arremesso de peso e lançamento de disco

Foto: Divulgação
Quando o departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou que a marca do arremesso de peso de 4,58 metros e o lançamento de disco de 7,69, de Ellen Dias Braga, estabeleciam novos recordes brasileiros, a paratleta levou um tempo para acreditar. “Custou para cair a ficha. Agora quero compartilhar essa alegria com todos”, declarou.
Nascida em Cunha, há 32 anos, Ellen mudou-se com os pais Elias e Elza e os irmãos Eliane, Elton e Elias para Caraguatatuba, em 1992. Levava uma vida cotidiana entre família, amigos e escola. Até que aos 24 anos passou a desenvolver sintomas da ataxia cerebelar, que afeta os movimentos dos dedos, das mãos, dos braços, das pernas, do corpo, a fala ou o movimento dos olhos.
Mesmo com as limitações da doença que a levou a usar cadeira de rodas, não se abateu. Continuou os estudos e concluirá o curso de Administração de Empresas este ano. Também redescobriu a prática de esportes, há cinco anos, no Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), da Prefeitura de Caraguatatuba.
O técnico, Rodrigo Brandt, lembra bem que teve que insistir muito para que Ellen iniciasse os treinamentos. “Na primeira aula, ela não conseguiu arremessar o peso e o deixou cair na coxa. Ficou frustrada e um tempo sem aparecer. Resolveu voltar e não parou mais. Esse recorde é uma conquista diária dela de superar marcas”, contou Brandt.
O trabalho ficou mais intenso após as últimas vitórias. Todos os dias, Ellen se reveza entre a parte técnica, prática e a musculação. A meta agora é a etapa, em junho, do Circuito Loterias Caixa. Depois há outra em agosto e, em outubro, o Campeonato Brasileiro, reunindo os melhores do ano.
“Nossa meta é a convocação para seleção paralímpica que irá aos jogos de Tóquio, em 2020. Nesse sentido, estamos trabalhando para aumentarmos em 30 cm o arremesso de peso e um metro o lançamento de disco”, contou o técnico.
Para Ellen participar de uma Olimpíada será um sonho: “Penso na minha família e nas pessoas que me ajudaram a chegar onde estou. Quero muito essa vaga na seleção e estou empenhada em consegui-la”, declarou.
As quebras dos dois recordes aconteceram no Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, no Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 25 e 26 do mês passado. Ellen conquistou três medalhas de ouro na competição: arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de club throw (artefato feito de madeira entre quarenta e cinquenta centímetros de comprimento e peso de pelo menos 150g).
Veja Também Recentes
Dia da Família movimenta escolas municipais de Caraguatatuba neste sábado
Escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba abrem as portas neste sábado (12) para um dia diferente ao lado das famílias. Festas culturais, apresentações dos estudantes, oficinas, exposições, atividades esportivas e momentos de integração fazem parte da programação do sábado letivo, com ações distribuídas em unidades de diferentes regiões
Governo Municipal apresenta Programa Caraguá Segura a empresários de Caraguatatuba
O programa Caraguá Segura foi apresentado pelo secretário de Assistência Social, Marcelo Paiva de Medeiros, durante o café empresarial da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, realizado na quinta-feira (27), no Hotel Costa Norte. O encontro reuniu mais de 200 pessoas, entre comerciantes, empresários, convidados, equipes das Secretarias de Governo
Cocanha Open de Beach Tennis reúne 344 atletas em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último fim de semana (22 e 23) a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, na Praia da Cocanha. A competição reuniu 344 atletas de diferentes cidades, que disputaram partidas em duplas ao longo de dois dias de confrontos. O torneio contou com 16 categorias, das
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimenta Caraguatatuba
A terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol movimentou os campos de Caraguatatuba neste domingo (30), com partidas pelas 1ª e 2ª divisões da competição. Os confrontos reuniram atletas, equipes e torcedores com muita emoção. O Campeonato Municipal de Futebol é realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de