Pesquisar No Site
Profissionais de Saúde do Litoral Norte participam de capacitação sobre Febre Amarela em Caraguatatuba

Profissionais de Saúde do Litoral Norte participam de capacitação sobre Febre Amarela em Caraguatatuba
Profissionais da saúde dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba participaram, na quarta-feira (22), de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. O encontrou foi realizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no centro, e reuniu profissionais de diversos de setores de estratégia de combate à doença das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

#PraTodosVerem – Profissionais da saúde do Litoral Norte participaram de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo na sede da Fundacc, em Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
A programação incluiu palestras e apresentações técnicas voltadas à atualização epidemiológica da doença no Estado, estratégias de vacinação, vigilância laboratorial e combate ao vetor transmissor. Entre os destaques, a participação de especialistas do Instituto Pasteur e do Instituto Adolfo Lutz, que abordaram temas como investigação entomológica e vigilância laboratorial.
O evento foi organizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pela Coordenadoria de Controle de Doenças, com apoio da GVE XXVIII – unidade regional de Caraguatatuba.
Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer a rede de resposta regional diante de possíveis riscos de reemergência da febre amarela, especialmente em áreas de mata e com presença de primatas, que são indicadores importantes da circulação do vírus.

#PraTodosVerem – Profissionais da saúde do Litoral Norte participaram de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo na sede da Fundacc, em Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
A secretária ajunta de Saúde, Luciana Fadel, marcou presença na capacitação. “A vacina ainda é a nossa maior prevenção. Por isso, esse trabalho em conjunto com a Saúde e Meio Ambiente é fundamental para monitorarmos e prevenirmos ainda mais as nossas cidades, a nossa região”, disse.
Até o momento, Caraguatatuba não tem nenhum caso registrado ou suspeito da doença.
Vale destacar que a imunização é a principal forma de prevenção contra a doença, que pode causar sintomas graves e até levar à morte.
A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade. A recomendação do Ministério da Saúde é de que uma única dose seja suficiente para garantir imunidade ao longo da vida. No entanto, crianças devem receber uma dose de reforço aos 4 anos.
Segundo especialistas, a vacinação é fundamental principalmente para quem mora ou vai viajar para áreas de risco, como regiões de mata ou locais onde há registro de circulação do vírus.
Apesar de segura, a vacina tem algumas contraindicações. Não devem ser vacinadas crianças menores de 6 meses, gestantes (salvo em casos específicos), pessoas com baixa imunidade ou com histórico de reação alérgica grave à vacina ou ao ovo.
Secretaria de Comunicação – 22/5/2025
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

Pontos MIS e Fundacc promovem oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem” na próxima segunda-feira
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e a