Pesquisar No Site
Profissionais de Saúde do Litoral Norte participam de capacitação sobre Febre Amarela em Caraguatatuba
Profissionais de Saúde do Litoral Norte participam de capacitação sobre Febre Amarela em Caraguatatuba
Profissionais da saúde dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba participaram, na quarta-feira (22), de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. O encontrou foi realizado na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no centro, e reuniu profissionais de diversos de setores de estratégia de combate à doença das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente.

#PraTodosVerem – Profissionais da saúde do Litoral Norte participaram de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo na sede da Fundacc, em Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
A programação incluiu palestras e apresentações técnicas voltadas à atualização epidemiológica da doença no Estado, estratégias de vacinação, vigilância laboratorial e combate ao vetor transmissor. Entre os destaques, a participação de especialistas do Instituto Pasteur e do Instituto Adolfo Lutz, que abordaram temas como investigação entomológica e vigilância laboratorial.
O evento foi organizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) e pela Coordenadoria de Controle de Doenças, com apoio da GVE XXVIII – unidade regional de Caraguatatuba.
Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer a rede de resposta regional diante de possíveis riscos de reemergência da febre amarela, especialmente em áreas de mata e com presença de primatas, que são indicadores importantes da circulação do vírus.

#PraTodosVerem – Profissionais da saúde do Litoral Norte participaram de uma capacitação sobre Febre Amarela promovida pelo Governo do Estado de São Paulo na sede da Fundacc, em Caraguatatuba (Foto: Luís Gava/PMC)
A secretária ajunta de Saúde, Luciana Fadel, marcou presença na capacitação. “A vacina ainda é a nossa maior prevenção. Por isso, esse trabalho em conjunto com a Saúde e Meio Ambiente é fundamental para monitorarmos e prevenirmos ainda mais as nossas cidades, a nossa região”, disse.
Até o momento, Caraguatatuba não tem nenhum caso registrado ou suspeito da doença.
Vale destacar que a imunização é a principal forma de prevenção contra a doença, que pode causar sintomas graves e até levar à morte.
A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é indicada para pessoas a partir de 9 meses de idade. A recomendação do Ministério da Saúde é de que uma única dose seja suficiente para garantir imunidade ao longo da vida. No entanto, crianças devem receber uma dose de reforço aos 4 anos.
Segundo especialistas, a vacinação é fundamental principalmente para quem mora ou vai viajar para áreas de risco, como regiões de mata ou locais onde há registro de circulação do vírus.
Apesar de segura, a vacina tem algumas contraindicações. Não devem ser vacinadas crianças menores de 6 meses, gestantes (salvo em casos específicos), pessoas com baixa imunidade ou com histórico de reação alérgica grave à vacina ou ao ovo.
Secretaria de Comunicação – 22/5/2025
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba intensifica ações do programa “Pontes para o Futuro” com organização dos espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta quinta-feira (16), mais uma ação conjunta do programa “Pontes para o Futuro”, com atuação em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como foco o ordenamento urbano, a limpeza dos espaços públicos e o atendimento e encaminhamento às pessoas em situação de
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba abriu o Edital de Chamada Pública nº 014/2026 para selecionar interessados em operar food trucks no Complexo Turístico do Camaroeiro. As inscrições devem ser feitas online entre os dias 10 e 15 de abril, até às 17h. O uso do espaço será temporário e mediante pagamento,
Caraguatatuba é vice-campeã do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária por adotar soluções tecnológicas
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu o troféu de vice-campeão do 8º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária 2026 da Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios (Aneprem). Em março, a entidade anunciou que o CaraguaPrev foi 2º colocado na categoria Transformação Digital do
Caraguatatuba registra pico de 50 mil pessoas em apresentação aérea e shows marcam aniversário da cidade
Caraguatatuba comemora o resultado positivo dos shows que animaram o aniversário de 169 anos da cidade entre os dias 17 e 20 de abril. Durante quatro dias, a programação reuniu turistas e moradores em apresentações musicais gratuitas e um show aéreo que concentrou o maior público do período. As apresentações
Cineclube Especial Coreia do Sul apresenta “A Viúva” nesta quinta-feira
O projeto Cineclube Pontos MIS exibe nesta quinta-feira (23/4), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o filme sul coreano “A Viúva”, dirigido por Park Nam-ok. A entrada é gratuita e não é necessário retirar o ingresso com antecedência. A sessão integra a mostra “Especial – Coreia do Sul”, que apresenta
