Pesquisar No Site
Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações

Pescadores artesanais têm até 30 de abril para solicitar vistoria pública em embarcações
Os proprietários de embarcações com autorização ou permissão prévia de pesca registrada no Sistema Informatizado do Registro Geral da Atividade Pesqueira (SisRGP) devem solicitar a vistoria pública de suas embarcações até o dia 30 de abril.
A medida está de acordo com a Portaria MPA nº 397, publicada em 27 de dezembro de 2024, e segue a nova legislação federal. A vistoria é obrigatória independente do tipo ou porte da embarcação.

#PraTodosVerem: Pescador em cima de um barco de pesca nas águas da Praia do Camaroeiro. Ao fundo, outras embarcações atracadas (Foto: Fernando Matos/PMC)
Informações detalhadas estão disponíveis na seção Propesc, no site do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O painel unificado do Registro Geral da Pesca (RGP), acessível em http://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/cadastro-registro-e-monitoramento/propesc, permite a consulta sobre a situação da embarcação. Mesmo as embarcações com situação deferida precisam passar pela vistoria.
O formulário para solicitar vistoria pública, a ser realizada por agente público, deve ser preenchido até dia 30, e está disponível no link https://tinyurl.com/yn4mxpec. A taxa relacionada à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Declaração de Habilitação Técnica pode ser consultada conforme o profissional cadastrado no MPA.
Segundo o Decreto Federal nº 12.336, de 20 de dezembro de 2024, as embarcações que não realizarem a vistoria no prazo estipulado pelo Programa Nacional de Regularização de Embarcação de Pesca (Propesc) terão a Permissão Prévia de Pesca ou Autorização de Pesca canceladas.
Em Caraguatatuba, a Colônia de Pescadores Z-8 “Benjamin Constant” auxilia os pescadores artesanais para realizar o cadastramento das embarcações para vistoria. Basta entrar em contato pelo telefone (12) 3882-1421, ou presencialmente na sede da associação na Rua Sergipe, nº 1021, bairro Indaiá.
O Decreto Federal nº 12.336 foi estabelecido para regularizar e atualizar as informações das embarcações de pesca no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) e no SisRGP. Como parte do Propesc, todas as embarcações registradas deverão passar pela vistoria, realizada por profissionais cadastrados e certificados pelo MPA.
Vistoria particular
Aquele que não realizar a vistoria na sua forma pública pode fazer de forma privada, mediante contratação de vistoriador certificado, até dia 31 de julho de 2027. Os custos da vistoria privada são de inteira responsabilidade do proprietário da embarcação.
Para contratar um profissional e realizar a vistoria de forma privada, o interessado deve consultar a relação nominal dos vistoriadores certificados e contatar um dos profissionais certificados por meio do link https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/cadastro-registro-e-monitoramento/vistoria/relacao-nominal-dos-vistoriadores-certificados.
Secretaria de Comunicação Social – 9/4/2025
Foto: Fernando Matos/PMC
Veja Também Recentes

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes