Pesquisar No Site
Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
A artista visual Manuela Navas apresenta sua exposição individual no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. “Tudo é sonho/improviso impermutável e a impossibilidade de ser” até 22 de março. A curadoria é de Carolina Rodrigues e a direção artística de Carla Oliveira.
Em 2025, Manuela realiza um projeto artístico em Caraguatatuba com exposição individual e oficinas, pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2024.
Suas obras abordam temas como a experiência de indivíduos afrodiaspóricos, a existência feminina e reflexões sobre maternidade. Por meio de retratos e cenas cotidianas, os trabalhos apresentam um olhar decolonial e afetivo sobre a realidade brasileira.
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Galeria A, 3º andar.
Sobre a artista
Nascida em 1996, em Jundiaí/SP, Manuela Navas participa de exposições dentro e fora do Brasil, incluindo “O concreto que evapora” (Bacorejo, RJ, 2022), “Lembranças inventadas” (Monti8, Itália, 2022), “Alguma versão do que aconteceu” (Casa Bicho, RJ, 2022), “Dos Brasis – Arte e pensamento negro” (Sesc Belenzinho, 2023), “Funk: um grito de ousadia e liberdade” (Museu de Arte do Rio, 2023), “ELEMENTS” (UUU Art Collective, NY, 2022) e “Ah eu amo as mulheres brasileiras” (Centro Cultural de São Paulo, 2023).
Em 2022, participou do festival de arte urbana NaLata, pintando uma empena no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Recentemente, integrou a ocupação IBORU (Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador), de Marcelo D2, teve suas obras no cenário da turnê “Zeca Pagodinho, 40 Anos” (2024), colaborou na cenografia do Festival Aliança Global, realizado pelo G20 no Rio de Janeiro (2024) e possui uma pintura como bandeira do Museu de Arte do Rio (2024).
É autora, ao lado de Itamar Vieira Junior (Torto Arado), do livro infantil “Chupim”, assinando as ilustrações.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes
10ª Semana Nacional de Arquivos tem palestra com Dr. Alvaro Gonzaga em Caraguatatuba
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Alvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A
Concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque no Teatro Mario Covas dia 20
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 20 de junho (sábado), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Durante todo o mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Sob a regência do
Secretaria de Governo e ETEC abrem inscrições para cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Excel
Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para os cursos de Assistente Administrativo e Excel oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a ETEC – Escola Técnica de Caraguatatuba. Cada um terá 20 vagas. Inscrições pelo link https://tinyurl.com/4jvtes65. O conteúdo do curso de Assistente
Circuito Mares movimenta Caraguatatuba e reforça vocação para turismo esportivo
A Praia da Cocanha foi palco, nos dias 13 e 14 de junho, da 3ª etapa do Circuito Mares, um dos principais eventos de esportes de praia e mar do Estado de São Paulo. Ao longo do fim de semana, mais de três mil atletas, acompanhantes e visitantes participaram da
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante
