Pesquisar No Site
Prefeitura coloca carro de som nas ruas para chamar população para “Dia D” contra febre amarela
Prefeitura coloca carro de som nas ruas para chamar população para “Dia D” contra febre amarela

Foto: Luís Gava/PMC
Em mais uma ação para aumentar o número de imunizados contra a febre amarela no município, a Prefeitura de Caraguatatuba colocou um carro de som para chamar a população para ser vacinada contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (17/02), das 8h às 17h, o “Dia D”, um mutirão em todas as regiões da cidade. Este será o último dia da campanha.
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os bairros Travessão, Poiares, Rio do Ouro, Tabatinga e Centro, além dos Residenciais do Getuba, Pereque-Mirim e Pegorelli, contarão com pontos de vacinação para a população.
Atualmente 27.707 pessoas foram imunizadas. O mutirão deste sábado contará com pontos estratégicos para a aplicação, espalhados pela região Norte, Sul e central do município.
Os médicos das UBSs de Caraguatatuba darão suporte durante o mutirão de vacinação contra a febre amarela, que será realizado no dia 17/02, sábado. Eles estarão presentes nas unidades para avaliar casos de risco-benefício da imunização, principalmente em idosos.
Tire suas dúvidas
Quem não pode tomar a vacina?
Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica prévia. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada por um enfermeiro, antes da vacinação e ali será avaliado se o idoso deve ou não ser imunizado.
Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados. Gestantes só tomam a vacina em caso de viagem para área de risco.
Como a vacina funciona?
Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.
A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.
Confira os locais de aplicação da vacina contra a febre amarela
De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h e no mutirão de sábado do dia 17/02, das 8h às 17h
UBS do Perequê Mirim
José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295
UBS do Porto Novo
Av. José Herculano, 6.560
UBS do Morro do Algodão
Av. Geraldo Lopes, 27
UBS do Tinga
Antonio Dos Santos, 20
UBS do Jaraguazinho
Benedito Silvério Santana, 57
UBS do Casa Branca/ Olaria
José Pedro De Oliveira Barbosa, 799
UBS do Jetuba
Geraldo Cordeiro De Souza, 270
UBS do Massaguaçu
Irineu De Mello Neto, 600
Centro de Especialidades Médicas (CEM)
Av. Maranhão, 451
Pontos extras no mutirão de sábado, 17/02, das 8h às 17h
UBS do Tabatinga
Av. Manoel Pereira Dos Santos, 47
Residencial Pegorelli
Rua Dois, n° 75
Residencial Perequê-Mirim
Avenida José Geraldo Fernandes da Silva Filha, n° 305
Residencial Nova Caraguá I (Jetuba)
Rua Gabriel Fagundes da Rosa
Campo do Clube Fortaleza (Travessão)
Rua Perequê, s-n
Centro Cultural Comunitário Travessão
Praça Jorge de Castro, 35
Centro Cultural Poiares
Av. Marechal Floriano Peixoto
Escola Municipal Honorina Pacheco (Rio do Ouro)
Av. Américo Timóteo do Rosário, 255
Museu de Artes e Cultura (Centro)
Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Veja Também Recentes
Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu reúne 200 crianças de 4 a 12 anos na Praça da Cultura
O Caraguá Open Kids de Jiu-Jitsu, evento voltado exclusivamente para crianças de 4 a 12 anos, será realizado no próximo sábado (9), na Praça da Cultura, às 9h. As 200 vagas disponibilizadas foram totalmente preenchidas por atletas mirins e projetos esportivos da região. A participação é destinada para alunos regularmente
Projeto “Seja Amigo do Parque” garante novos computadores para educação ambiental no Parque Juqueriquerê
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu nesta quinta-feira (7) dois computadores completos por meio das parcerias firmadas no projeto “Seja Amigo do Parque”, da ONG Maranata. A iniciativa busca fortalecer as ações de educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental no município. Os equipamentos foram destinados à Sala
Entreposto do Camaroeiro recebe 27ª Cerimônia “Barcos ao Mar” no domingo
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que neste ano chega à sua 27ª edição, está marcada para domingo (31/5), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba. O evento é aberto ao público e é realizado pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural
Secretaria de Governo promove mais de 30 atendimentos na unidade móvel do Sebrae para orientar empreendedores de Caraguatatuba
A presença de uma unidade móvel do Sebrae na Praça do Caiçara em Caraguatatuba na quarta-feira (27), possibilitou o atendimento de mais de 30 micro e pequenos empreendedores do município que buscaram informação sobre formalização de negócio, abertura de empresa, declaração de imposto de renda, linhas de crédito, entre outros
Secretaria Municipal de Governo, Fundacc e Sebrae promovem curso de comunicação e captação de recursos para projetos
A Secretaria Municipal de Governo, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Sebrae de São José dos Campos realizam nos dias 28 e 29 deste mês, dentro da Semana dos Microeempreendedores Individuais, o curso gratuito “Crie o Plano de Comunicação e Captação de Recursos de um Projeto