Pesquisar No Site

Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas

Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas

A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades.

A decisão foi tomada após a Prefeitura constatar irregularidades na prestação de contas dos repasses feitos à organização e falta de transparência nos processos administrativos. Essas irregularidades foram apontadas por uma Assessoria Técnica Jurídica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

Para evitar a interrupção dos serviços e garantir o atendimento aos munícipes, a administração municipal anunciou que fará a contratação emergencial de uma nova empresa para assumir temporariamente a gestão das unidades de saúde após o aviso prévio.

A medida visa garantir que os serviços de saúde, incluindo o atendimento nas UPAs e UBSs, não sejam prejudicados durante o processo de transição.

Os funcionários da atual Organização Social terão todos os direitos garantidos e terão prioridade de recontratação de qualquer empresa que entrar.

A Prefeitura de Caraguatatuba esclarece que os repasses à João Marchesi estão sendo realizados para a continuidade dos serviços essenciais, garantindo a manutenção dos serviços de saúde. Além disso, é de responsabilidade da atual empresa garantir o pagamento de todos os fornecedores até o fim do contrato.

A contratação emergencial é uma solução temporária enquanto o município busca uma alternativa definitiva, por meio de um novo processo licitatório que atenderá às exigências de transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.

Os apontamentos

Segundo apurou o TCE-SP, não houve clareza na aplicação de recursos em despesas sem comprovada essencialidade para com o objeto do contrato e dois pontos foram cruciais: Assessoria e Consultoria sem comprovada relevância e execução contratual com o objeto do contrato; bem como a redistribuição de recursos com a Sede (caracterizando taxa administrativa) com despesas sem conexão com o objeto do contrato.

No caso da Assessoria e Consultoria seria um serviço de compliance que tem sua essencialidade e relevância duvidosa para o cumprimento do objeto do contrato. Já em relação a redistribuição do recurso, não há comprovação de que as despesas rateadas têm relevância ou alguma conexão com a execução do contrato , o que as tornam indevidas.

Com base nestes apontamentos, o município iniciou por meio da Comissão de Fiscalização da Execução (CFE), formada por servidores públicos de carreira, uma reavaliação no contrato vigente e identificou que estas despesas se repetem na execução do contrato em vigor. A partir daí, desde junho a empresa foi notificada pelo município para sanar as irregularidades.

A Prefeitura ressalta que o aviso prévio e o posterior rompimento do contrato são medidas necessárias para proteger o erário e assegurar que o investimento público seja utilizado de forma eficiente.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre

O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/04/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo

Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 15/04/2025
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro

O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h.  A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/04/2025
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio

Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/04/2025
tenis de mesa
Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025