Pesquisar No Site
Estatuto da Criança e do Adolescente completa 34 anos e data será lembrada em seminário no dia 26 de julho

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 34 anos e data será lembrada em seminário no dia 26 de julho
No dia 26 de julho (sexta-feira), a Prefeitura de Caraguatatuba realizará um Seminário em alusão aos 34 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento será realizado das 8h às 12 h, no auditório da Fundacc, no centro da cidade.

#PraTodosVerem : Convite do evento
A organização é feita pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em parceria com Prefeitura e Conselho Tutelar de Caraguatatuba. Nesta edição, o evento também conta com apoiadores como a Casa Beija-Flor e a Fundação Casa.
O palestrante do seminário será o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Afonso Garrido de Paula, um dos coautores do anteprojeto que deu origem ao ECA. Ele possui uma vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais e atua principalmente nos temas Criança e Adolescente e Tutela Jurisdicional.
As inscrições para participação no Seminário deverão ser feitas somente pelo SYMPLA, no seguinte link: https://www.sympla.com.br/seminario-eca-34-anos__2534426
Será permitida somente uma inscrição por CPF.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) completará 34 anos no mês de julho e é considerado o marco legal da proteção aos direitos humanos fundamentais de crianças e adolescentes.
Foi criado com o objetivo de assegurar os direitos desse segmento da população, de qualquer camada social, reafirmando a proteção de pessoas que vivem em período de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.
É considerado o principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Inclusive, é modelo para legislações no mundo inteiro, no sentido de preservar os menores de 18 anos de sofrerem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
ECA em Caraguatatuba
Caraguatatuba tem uma rede de proteção forte e ativa e vem trabalhando, incessantemente para assegurar o cumprimento do ECA no município. Projetos e ações vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura para garantir os direitos preconizados pelo ECA como: nenhuma criança a partir dos 4 anos fora da escola; implantação de fluxos de atendimento à criança e ao adolescente nas secretarias de Assistência Social e Saúde; projetos como a Câmara Jovem e a Guarda Mirim, entre outros.
Serviço:
Seminário 34 Anos de ECA
26/07/2024 (sexta-feira), das 08h às 12h, no auditório da FUNDACC (Av. Frei Pacífico Wagner, 653 – Centro, antigo auditório do Módulo-Campus Centro).
Veja Também Recentes

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.

Caraguatatuba conta com novo portal da Política Nacional Aldir Blanc no município
O governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), lançou o site oficial da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município. A plataforma, disponível no endereço https://sites.google.com/view/pnabcaraguatatuba tem como objetivo centralizar as informações sobre os editais, etapas de execução, prestação de contas e materiais de

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal reúne profissionais em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal na tarde de segunda-feira (30/6), no auditório da Secretaria de Educação. O evento trouxe qualificação técnica aos profissionais da rede pública municipal. O congresso reuniu mais de 100 profissionais, entre dentistas e auxiliares da área, com o objetivo de fortalecer

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas na próxima semana
A Manifestum Escola de Dança realiza no dia 27 de junho (sexta-feira), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações