Pesquisar No Site
Prefeitura incrementa produção de hortaliças no CDP, com irrigação sustentável
Prefeitura incrementa produção de hortaliças no CDP, com irrigação sustentável
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, está dando prosseguimento ao Projeto “Horta Agroecológica”, que vem desenvolvendo em parceria com a Diretoria do Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba (CDP).
Durante esta semana, a novidade no projeto, que dá ênfase à sustentabilidade, foi a instalação de um sistema de irrigação através de aspersores automáticos com timer. Trata-se de uma técnica utilizada na agricultura de precisão, com a finalidade de economia de recursos naturais, um tema muito atual e importante, pois visa a utilização da água com responsabilidade ambiental.

Foto: Divulgação
A irrigação por aspersão capta água de um determinado local e com um conjunto denominado motobombas, impulsiona água sob pressão por tubulações hidráulicas e acessórios, que no final, é distribuída às plantas umedecendo somente o necessário.
Segundo o Secretario Marcel Giorgetti, este projeto, que foi batizado de “Reação em Cadeia”, é positivo pois leva não só educação ambiental aos presos como também incentiva a ressocialização entre eles. “Destacando que a produção causa efeitos sociais que atravessam as muralhas do CDP, porque abastece generosamente o nosso Banco de Alimentos com parte do que é produzido internamente”.
Segundo o Diretor de Agricultura e Pesca, William Xavier, a capacidade atual de produção de hortaliças é de 1.500 unidades por mês, podendo aumentar com a continuidade dos módulos do projeto, que é muito mais ambicioso se for estendido a estudos de áreas acadêmicas, com parcerias que estão por vir.
Veja Também Recentes
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba participam de capacitação de primeiros socorros
Servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 fizeram a capacitação de primeiros socorros da Escola de Governo da Secretaria de Administração na última sexta-feira (23/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O cabo
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba
Teatro Mario Covas apresenta show“A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” neste sábado
Neste sábado (31/10), o Teatro Mario Covas apresenta às 19h, o show musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos podem ser adquiridos no site https://tinyurl.com/3bh58e2r. Reconhecido nacionalmente pelo programa de televisão “A Bella Itália”, o trio apresenta um show
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública dos bairros
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e quarta-feira (14, 15 e 16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no