Pesquisar No Site
UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados
UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados
Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de 100% no número de atendimentos nas últimas semanas.
Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com isso, os pacientes procuram por atendimento com sintomas de algumas das patologias e tem gerado uma demanda acima do normal nas unidades hospitalares.
Normalmente, as três UPAs do município registram, em média, entre 800 e 1.000 fichas abertas por dia. Com a epidemia de dengue, os casos de virose e doenças respiratórias, esse número chegou a 2 mil fichas abertas por dia, números parecidos com a época da pandemia da Covid-19.
Além disso, a cidade tem registrado a procura de atendimento por pacientes de outras cidades do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba. Mais de 25% dos pacientes que procuram as UPAs são de outros municípios.

#PraTodosVerem: Carreta da Dengue implantada ao lado da UPA Centro
Além das UPAs, o reflexo também se estende aos hospitais de retaguarda para internações, impossibilitando a transferência de pacientes para a Casa de Saúde Stella Maris e o Hospital Regional, que atendem pacientes de média e alta complexidade.
No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos já chega a 100% nas vagas de UTI, 80% de Clínica Médica e 80% de Pediatria.
Além disso, segundo a direção do HR, somente no mês de março foram encaminhados 40 pacientes de vaga zero (recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana de atenção às urgências) de clínicas médicas.
Além das cidades do Litoral Norte, o Hospital Regional de Caraguatatuba tem recebido pacientes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, superlotando ainda mais os leitos.
A DR-17 (Diretoria Regional de Saúde), que atende os municípios da região é a que tem o maior número de casos de dengue do Estado de São Paulo e, muitos deles, estão sendo transferidos ao Litoral Norte.
Situação semelhante ocorre com os leitos de UTI e Enfermaria da Casa de Saúde Stella Maris, principal unidade de retaguarda do município. A taxa de Enfermaria está com 103% de ocupação, ou seja, acima da capacidade. E a UTI atingiu também 100% de ocupação.
Estrutura
Desde o dia 17 de abril, Caraguatatuba montou um esquema especial com aumento de 76% no número de médicos 24 horas nas UPAs, passando de 17 para 30.
Além disso, no prédio da UPA Central, a Secretaria de Saúde abriu no primeiro andar mais duas Alas de Atendimento, sendo uma de Hidratação Adulta e outra de Acomodação Pediátrica.
Outra ação desenvolvida foi a implantação de uma carreta que fica em frente a UPA Central e que servirá de espaço para triagem de pacientes, principalmente aqueles com sintomas de dengue. Foram adquiridos novos equipamentos para análise de exames e, com isso, agilizar o tempo resposta para os diagnósticos clínicos dos pacientes.
A indicação é que se o paciente tiver sintomas leves que procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência. E só procure uma das UPAs caso os sintomas persistiram por três dias ou haja piora no quadro.
Veja Também Recentes
Tarde de autógrafos com Patricia Keder é neste sábado no Macc
A autora Patricia Keder Sandim Reis recebe amigos e o público para tarde de autógrafos de seu livro infantil “Microlândia: As aventuras dos superátomos” O encontro será no sábado, 25, das 15h às 17h no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). A entrada é gratuita e a classificação é livre.
CCZ apresenta profissão de veterinário a alunos de escola estadual em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou uma palestra para cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior no último dia 10 de abril. A palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Luiz Felipe Noronha de Magalhães Venosa. A iniciativa buscou apresentar a
Prefeitura de Caraguatatuba estipula prazo máximo das contrações temporárias em até 24 meses
A Lei Complementar nº 151, de 24 de abril de 2026, alterou parcialmente a Lei Municipal nº 1.833, de 10 de junho de 2010, que dispõe sobre as contratações administrativas por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Com a publicação da nova legislação, as contratações
Capacitação reúne profissionais de saúde em Caraguatatuba e aborda animais peçonhentos
Caraguatatuba recebeu na segunda-feira (27) o curso de aperfeiçoamento sobre diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, com cerca de 130 participantes no campus de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado no Serramar Shopping. A capacitação segue até terça-feira (28) e é voltada principalmente a médicos e enfermeiros
Defesa Civil de Caraguatatuba interdita deck no Massaguaçu
Após vistoria no deck de madeira localizado às margens da SP-101 no bairro Massaguaçu, equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba interditou o local para trânsito de pedestres. A estrutura apresenta dano e instabilidade e para prevenir acidentes a Defesa Civil proibiu circulação na área. A interdição por risco de desabamento