Pesquisar No Site
UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados
UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados
Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de 100% no número de atendimentos nas últimas semanas.
Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com isso, os pacientes procuram por atendimento com sintomas de algumas das patologias e tem gerado uma demanda acima do normal nas unidades hospitalares.
Normalmente, as três UPAs do município registram, em média, entre 800 e 1.000 fichas abertas por dia. Com a epidemia de dengue, os casos de virose e doenças respiratórias, esse número chegou a 2 mil fichas abertas por dia, números parecidos com a época da pandemia da Covid-19.
Além disso, a cidade tem registrado a procura de atendimento por pacientes de outras cidades do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba. Mais de 25% dos pacientes que procuram as UPAs são de outros municípios.

#PraTodosVerem: Carreta da Dengue implantada ao lado da UPA Centro
Além das UPAs, o reflexo também se estende aos hospitais de retaguarda para internações, impossibilitando a transferência de pacientes para a Casa de Saúde Stella Maris e o Hospital Regional, que atendem pacientes de média e alta complexidade.
No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos já chega a 100% nas vagas de UTI, 80% de Clínica Médica e 80% de Pediatria.
Além disso, segundo a direção do HR, somente no mês de março foram encaminhados 40 pacientes de vaga zero (recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana de atenção às urgências) de clínicas médicas.
Além das cidades do Litoral Norte, o Hospital Regional de Caraguatatuba tem recebido pacientes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, superlotando ainda mais os leitos.
A DR-17 (Diretoria Regional de Saúde), que atende os municípios da região é a que tem o maior número de casos de dengue do Estado de São Paulo e, muitos deles, estão sendo transferidos ao Litoral Norte.
Situação semelhante ocorre com os leitos de UTI e Enfermaria da Casa de Saúde Stella Maris, principal unidade de retaguarda do município. A taxa de Enfermaria está com 103% de ocupação, ou seja, acima da capacidade. E a UTI atingiu também 100% de ocupação.
Estrutura
Desde o dia 17 de abril, Caraguatatuba montou um esquema especial com aumento de 76% no número de médicos 24 horas nas UPAs, passando de 17 para 30.
Além disso, no prédio da UPA Central, a Secretaria de Saúde abriu no primeiro andar mais duas Alas de Atendimento, sendo uma de Hidratação Adulta e outra de Acomodação Pediátrica.
Outra ação desenvolvida foi a implantação de uma carreta que fica em frente a UPA Central e que servirá de espaço para triagem de pacientes, principalmente aqueles com sintomas de dengue. Foram adquiridos novos equipamentos para análise de exames e, com isso, agilizar o tempo resposta para os diagnósticos clínicos dos pacientes.
A indicação é que se o paciente tiver sintomas leves que procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência. E só procure uma das UPAs caso os sintomas persistiram por três dias ou haja piora no quadro.
Veja Também Recentes
Agentes de Trânsito e do Detran realizam blitz educativa para motociclistas dentro da Campanha Maio Amarelo em Caraguatatuba
Agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba e servidores do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) abordaram motociclistas e pedestres, que passavam na rua Altino Arantes, na altura da Praça Dr. Cândido Mota, na manhã desta quarta-feira, para passar orientações sobre direção segura
Vigilância Sanitária de Caraguatatuba orienta farmácias sobre mudanças no controle de receitas eletrônicas
Farmácias e drogarias de Caraguatatuba devem se adequar às novas regras previstas para o Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), plataforma voltada ao controle eletrônico de receitas de medicamentos sujeitos a controle especial. O sistema é regulamentado pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 1.000/2025, da Agência Nacional de
Capacitação reúne profissionais de saúde em Caraguatatuba e aborda animais peçonhentos
Caraguatatuba recebeu na segunda-feira (27) o curso de aperfeiçoamento sobre diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, com cerca de 130 participantes no campus de Medicina da Universidade de Taubaté (Unitau), localizado no Serramar Shopping. A capacitação segue até terça-feira (28) e é voltada principalmente a médicos e enfermeiros
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrições para curso de instalador de ar-condicionado tipo Split
A Secretaria Municipal de Governo, dentro do Programa Profissionaliza Caraguá, está com inscrições abertas para duas turmas para o curso de Instalador de Condicionador de Ar Tipo Split, com carga horária de 56 horas. A capacitação ensina a realizar a instalação de condicionadores de ar tipo Split (Hi-Wall) e adequar
Caraguatatuba lança campanha para incentivar descarte correto de óleo de cozinha e ampliar preservação ambiental
Caraguatatuba passa a contar com uma nova campanha voltada à conscientização ambiental e ao descarte correto de óleo de cozinha usado. A iniciativa, implantada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em parceria com o movimento VivaTerra e a ONG Maranata, amplia o acesso da