Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo.
Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – ITESP, em 2002, para promover a titulação dos ocupantes através de Títulos de Domínio entregues à época.

#PraTodosVerem: Equipe da Secretaria de Habitação aborda moradora do Porto Novo em ação para regularização dominial das ocupações de terras devolutas (Foto: Divulgação/PMC)
A estimativa é que das mais de 2 mil ocupações localizadas em terras devolutas, apenas cerca de 260 tiveram seus Títulos de Domínio registrados no Cartório de Registro de Imóveis de Caraguatatuba, ou seja, quase 90% dos imóveis estão com irregularidades.
Por este motivo, foi instituído em 2023, através da Lei Municipal nº 2.660/2023, a qual alterou a Lei Municipal nº 935/2002, o processo de regularização do domínio sobre terras devolutas municipais, dando atribuição para a Secretaria de Habitação promover o procedimento, que ocorrerá por etapas, nas condições em que se impõe.
Além disso, o poder público reconhece a sobreposição das terras devolutas ao Loteamento “Jardim Brasil” e busca regularizar a situação registral da área, evitando, assim, a imprecisão dominial dos imóveis.
A Prefeitura de Caraguatatuba destacou a importância da retomada da Legitimação de Posse das terras devolutas aos ocupantes, para que haja a solução definitiva da situação registral no local, havendo a necessidade de efetuar o cancelamento do registro do Loteamento Jardim Brasil, que não ocorreu em 2002.
Importante ressaltar que o município assegura que os ocupantes que já possuem registro terão seus direitos preservados, garantindo a segurança jurídica e mantendo o domínio sobre seus imóveis, proporcionando tranquilidade a todos os moradores envolvidos.
Quem precisa regularizar a situação pode procurar pela Secretaria de Habitação, que está localizada na Avenida Guaporé, 955 – Indaiá. Também é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3885-1600.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização