Pesquisar No Site

Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

Carnaval terá campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”
Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes durante o Carnaval.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes (Foto: Divulgação/PMC)

Trata-se de uma ação que ocorre em todo o Brasil e conta com a colaboração do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Sob o slogan ‘Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes’, a campanha tem foco no enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, além do combate ao trabalho infantil.

Durante o período do Carnaval, o CMDCA e o Conselho Tutelar oferecerão orientações, alertas e, junto da prefeitura, realizarão fiscalizações para coibir a venda e uso de álcool por menores. O trabalho também se concentrará em combater casos de trabalho infantil, estimular a identificação e notificação rápida de desaparecimentos de crianças, além de incentivar a vacinação para garantir que os pequenos aproveitem a folia de forma segura e protegida.

Para este ano, a presidente do CMDCA, Cíntia Alves, revelou que será implementada a estratégia das pulseirinhas coloridas de identificação para casos de crianças perdidas. “O acessório conterá o nome do responsável e o endereço para contato, proporcionando segurança adicional tanto para a criança quanto para os pais”, afirmou.

Cabe ressaltar que Caraguatatuba não descansa quando se trata do trabalho de proteção a crianças e adolescentes. Por meio da Secretaria de Assistência Social, o município possui equipamentos ativos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz todo o acompanhamento com o serviço de proteção integral às famílias, especialmente crianças e adolescentes em situação de violência, para que o ciclo seja quebrado dentro das famílias, tanto em relação ao abuso e a exploração sexual, como o trabalho infantil.

Além disso, os CRAS fazem todo o trabalho de prevenção através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), com foco em promover iniciativas que fortalecem as relações familiares e comunitárias.

A secretaria de Assistência Social, Mariana Cestari, destacou a importância de romper a perpetuação do ciclo do trabalho infantil e, principalmente, da população estar engajada neste processo. “Especialmente no Carnaval devemos estar atentos a qualquer ato que viole os direitos das crianças e adolescentes, seja relacionado à exploração do trabalho, à violência, à venda de bebidas alcoólicas, entre outros. A colaboração de todos por meio da denúncia é crucial” explicou.

Para denúncias de trabalho infantil, as equipes de abordagem devem ser acionadas pelo número (12) 99784-9860, e também é possível contatar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758. Já para denúncias de abusos e exploração sexual de adolescentes, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) está disponível diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com ligação gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo

Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/09/2026
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá

Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026
Guarda Civil apreende drogas e dinheiro durante atendimento a denúncia de tráfico no Perequê-Mirim
Guarda Civil apreende drogas e dinheiro durante atendimento a denúncia de tráfico no Perequê-Mirim

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), na manhã de quarta-feira (23), após o recebimento de uma denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas no bairro Perequê-Mirim. A ocorrência foi registrada durante o patrulhamento de ronda escolar nas proximidades do CEI/EMEI

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 24/09/2026
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba

A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 08/10/2026