Pesquisar No Site

Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

Carnaval terá campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”
Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes durante o Carnaval.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes (Foto: Divulgação/PMC)

Trata-se de uma ação que ocorre em todo o Brasil e conta com a colaboração do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Sob o slogan ‘Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes’, a campanha tem foco no enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, além do combate ao trabalho infantil.

Durante o período do Carnaval, o CMDCA e o Conselho Tutelar oferecerão orientações, alertas e, junto da prefeitura, realizarão fiscalizações para coibir a venda e uso de álcool por menores. O trabalho também se concentrará em combater casos de trabalho infantil, estimular a identificação e notificação rápida de desaparecimentos de crianças, além de incentivar a vacinação para garantir que os pequenos aproveitem a folia de forma segura e protegida.

Para este ano, a presidente do CMDCA, Cíntia Alves, revelou que será implementada a estratégia das pulseirinhas coloridas de identificação para casos de crianças perdidas. “O acessório conterá o nome do responsável e o endereço para contato, proporcionando segurança adicional tanto para a criança quanto para os pais”, afirmou.

Cabe ressaltar que Caraguatatuba não descansa quando se trata do trabalho de proteção a crianças e adolescentes. Por meio da Secretaria de Assistência Social, o município possui equipamentos ativos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz todo o acompanhamento com o serviço de proteção integral às famílias, especialmente crianças e adolescentes em situação de violência, para que o ciclo seja quebrado dentro das famílias, tanto em relação ao abuso e a exploração sexual, como o trabalho infantil.

Além disso, os CRAS fazem todo o trabalho de prevenção através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), com foco em promover iniciativas que fortalecem as relações familiares e comunitárias.

A secretaria de Assistência Social, Mariana Cestari, destacou a importância de romper a perpetuação do ciclo do trabalho infantil e, principalmente, da população estar engajada neste processo. “Especialmente no Carnaval devemos estar atentos a qualquer ato que viole os direitos das crianças e adolescentes, seja relacionado à exploração do trabalho, à violência, à venda de bebidas alcoólicas, entre outros. A colaboração de todos por meio da denúncia é crucial” explicou.

Para denúncias de trabalho infantil, as equipes de abordagem devem ser acionadas pelo número (12) 99784-9860, e também é possível contatar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758. Já para denúncias de abusos e exploração sexual de adolescentes, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) está disponível diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com ligação gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024