Pesquisar No Site

Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

Carnaval terá campanha “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”
Caraguatatuba se une na proteção de crianças e adolescentes durante Carnaval 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar, aderiu à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes durante o Carnaval.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes (Foto: Divulgação/PMC)

Trata-se de uma ação que ocorre em todo o Brasil e conta com a colaboração do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

Sob o slogan ‘Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes’, a campanha tem foco no enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes, além do combate ao trabalho infantil.

Durante o período do Carnaval, o CMDCA e o Conselho Tutelar oferecerão orientações, alertas e, junto da prefeitura, realizarão fiscalizações para coibir a venda e uso de álcool por menores. O trabalho também se concentrará em combater casos de trabalho infantil, estimular a identificação e notificação rápida de desaparecimentos de crianças, além de incentivar a vacinação para garantir que os pequenos aproveitem a folia de forma segura e protegida.

Para este ano, a presidente do CMDCA, Cíntia Alves, revelou que será implementada a estratégia das pulseirinhas coloridas de identificação para casos de crianças perdidas. “O acessório conterá o nome do responsável e o endereço para contato, proporcionando segurança adicional tanto para a criança quanto para os pais”, afirmou.

Cabe ressaltar que Caraguatatuba não descansa quando se trata do trabalho de proteção a crianças e adolescentes. Por meio da Secretaria de Assistência Social, o município possui equipamentos ativos como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que faz todo o acompanhamento com o serviço de proteção integral às famílias, especialmente crianças e adolescentes em situação de violência, para que o ciclo seja quebrado dentro das famílias, tanto em relação ao abuso e a exploração sexual, como o trabalho infantil.

Além disso, os CRAS fazem todo o trabalho de prevenção através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), com foco em promover iniciativas que fortalecem as relações familiares e comunitárias.

A secretaria de Assistência Social, Mariana Cestari, destacou a importância de romper a perpetuação do ciclo do trabalho infantil e, principalmente, da população estar engajada neste processo. “Especialmente no Carnaval devemos estar atentos a qualquer ato que viole os direitos das crianças e adolescentes, seja relacionado à exploração do trabalho, à violência, à venda de bebidas alcoólicas, entre outros. A colaboração de todos por meio da denúncia é crucial” explicou.

Para denúncias de trabalho infantil, as equipes de abordagem devem ser acionadas pelo número (12) 99784-9860, e também é possível contatar o Conselho Tutelar pelo número (12) 99723-6758. Já para denúncias de abusos e exploração sexual de adolescentes, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) está disponível diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com ligação gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba aprova propostas da revisão do Plano Diretor de Turismo

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira (13), para aprovar as próximas ações e projetos da revisão do Plano Diretor de Turismo (PDTur) de Caraguatatuba. O PDTur é um documento que norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024