Pesquisar No Site

Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba

Destaques
Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba
Saíra-sete-cores é escolhida como ave símbolo de Caraguatatuba

Caraguatatuba encerrou a eleição para escolher a ave-símbolo da cidade nesta quarta-feira (20) e a saíra-sete-cores foi a grande vencedora entre as espécies candidatas, com o destaque para os 995 votos obtidos.

No total, o projeto alcançou números expressivos, com o engajamento de 2.125 pessoas que votaram na ave que mais atraiu a atenção. Todas elas receberam votos significativos, mas o embate final foi entre a saíra-sete-cores e a coruja buraqueira, que ficou em segundo lugar com 797 votos.

A eleição foi considerada um sucesso pela ampla participação popular. Os comentários carinhosos deixados pelos participantes também foram bastante significativos, com elogios à iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

#PraTodosVerem: Ave eleita símbolo de Caraguatatuba, Saíra-sete-cores (Foto: Miguel Nema)

Em relação à ave eleita, as considerações deixadas fizeram jus às características marcantes da Saíra-sete-cores, como o destaque para a plumagem colorida que representa bem as cores da serra, do mar e dos rios. Outro fator importante é a sua preferência por ninhos nas famosas bromélias como o ‘Caraguatá’, espécie que deu origem ao nome da cidade.

As saíras-sete-cores são aves bastante sociáveis, geralmente vistas em bandos e até mesmo bandos mistos, sendo encontradas com frequência em restingas, encostas e comedouros com frutas.

Ela é uma espécie monogâmica, ou seja, formam casais, construindo os ninhos e cuidando dos filhotes juntos. Seu nome científico “Tangara”, em tupi, significa dançarino, em razão das acrobacias que faz durante sua busca por alimento.

O projeto contou com amplo apoio da Câmara dos Vereadores, representada por Jair Silva, que aprovou os projetos de lei relacionados ao ‘Dia do Observador de Aves’ e à eleição da ave-símbolo.

Além disso, houve a parceria com profissionais da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Eduardo Leduc.

A ONG Save Brasil também está apoiando e sendo uma importante parceira do projeto. A organização é bastante respeitada por seus mais de 15 anos de trabalho na conservação das aves e do meio ambiente.

Caraguatatuba valoriza a fauna e flora local e a iniciativa tem um grande significado para a cidade. A ave escolhida como símbolo ganhará destaque e visibilidade no ecoturismo de observação de aves, destacando a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanatos relacionados à sua imagem. O projeto também contribuirá para a formação de guias de ecoturismo voltados para trilhas de observação.

O resultado superou as expectativas e todas as aves candidatas ganharam um destaque merecido neste processo, visto que cada uma, com suas peculiaridades e beleza, tornam Caraguatatuba uma cidade tão bela e colorida.

Para mais informações sobre cada ave candidata, você pode acessar a página oficial da Secretaria de Meio Ambiente no site da Prefeitura de Caraguatatuba: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba discute impactos da Reforma Tributária nos municípios nesta sexta-feira
Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba discute impactos da Reforma Tributária nos municípios nesta sexta-feira

Os impactos da Reforma Tributária (LC 214/2025) na simplificação fiscal, economia e arrecadação dos municípios brasileiros até 2033 são o tema do Fórum Regional de Direito Tributário de Caraguatatuba. O encontro sobre as mudanças trazidas pela nova legislação será realizado nesta sexta-feira (30), das 8h às 12h e das 13h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 29/05/2025
Caraguatatuba e DER promovem ação de prevenção a acidentes dentro do Maio Amarelo na rodovia SP 55
Caraguatatuba e DER promovem ação de prevenção a acidentes dentro do Maio Amarelo na rodovia SP 55

Estamos na “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, movimento que foi instituído em 11 de maio de 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dentro da Campanha “Maio Amarelo”, deste ano, equipes de agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do DER-SP fizeram uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/05/2025
Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba
Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba

Os artistas e fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo – LPG em Caraguatatuba, terão o prazo prorrogado para execução dos projetos contemplados nos Editais nº 22/2023, 23/2023 e 24/2023. A data foi estendida até 30 de junho de 2025. Após a solicitação de alguns artistas contemplados, foi referendada na reunião do Conselho Municipal de Política

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 06/06/2025
Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira

A Câmara de Caraguatatuba recebe a audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na próxima quarta-feira (28/5), às 17h, na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda apresentam a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/05/2025
Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado
Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado

O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe, gratuitamente, neste sábado (14), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, está previsto um bate-papo com a codiretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 10/06/2025