Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização na alta temporada

Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização na alta temporada
A proximidade da alta temporada de verão tem elevado o número de turistas em Caraguatatuba a cada final de semana. Com isso, a Secretaria de Urbanismo intensificou desde já a fiscalização em cima de veículos de turismo de um dia, comércios locais e movimento nas praias.

#PraTodosVerem: Ônibus de turismo são fiscalizado pela Secretaria de Urbanismo, junto da Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar (Foto: Divulgação/PMC)
Somente neste final de semana foram atendidas 16 denúncias de infrações. Duas multas foram emitidas no valor de 460 VRMs (Valor de Referência do Município) cada, totalizando R$ 2.033,00 em cada penalidade.
A ação abrangeu a fiscalização de seis ônibus e cinco vans de turismo de um dia. A medida tem respaldo na lei n° 2.456, de 7 de dezembro de 2018, que determina que quem transitar pelo município sem autorização poderá ser multado.
Além disso, nas praias do município, foi necessário orientar e intervir em relação a 23 pessoas que estavam utilizando caixas de som em volume excessivo. Os equipamentos foram desligados imediatamente.

#PraTodosVerem: Fiscal da Secretaria de Urbanismo registra notificação (Foto: Divulgação/PMC)
Outra ação contou com o apoio da Polícia Militar e Vigilância Sanitária para a fiscalização de nove estabelecimentos comerciais da cidade. Entre esses locais, três foram fechados por não possuírem alvará de funcionamento ou estarem operando fora do horário permitido e dois deles foram autuados no valor de 718 VRMS cada, ou seja, o equivalente a R$ 3.173,00.
O secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, destacou que essa ação é apenas uma amostra do que será realizado ao longo deste mês e em janeiro. “Será um trabalho incansável para garantir a ordem, segurança e cumprimento das normas vigentes em Caraguatatuba”, explicou.
A Prefeitura reforça que as operações serão intensificadas durante a temporada, quando o Litoral Norte espera receber uma população flutuante quase triplicada. O intuito é garantir a segurança dos moradores e visitantes, garantindo que a ordem seja mantida.
As práticas irregulares podem ser denunciadas e a população é parte fundamental neste processo. Quaisquer denúncias podem ser feitas pelo Canal de Atendimento 156, via telefone ou pelo App.
Veja Também Recentes

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas