Pesquisar No Site
Pescadores de Caraguatatuba participam de capacitação no Parque Juqueriquerê

Pescadores de Caraguatatuba participam de capacitação no Parque Juqueriquerê
O Parque Juqueriquerê, em Caraguatatuba, foi palco no último sábado (7/10) o Programa de Pescadores e Pescadoras Artesanais nos municípios do Litoral Norte. O curso contou com a participação de 22 pessoas.

#PraTodosVerem: Próximo a uma mesa com alimentos, pessoas conversam (Foto: Divulgação/PMC)
O programa, realizado pela Petrobras, atende a uma condicionante para mitigação da atividade de produção e escoamento de petróleo e de gás natural do Polo do Pré-Sal da Bacia de Santos.
A iniciativa vai ao encontro das demandas locais das comunidades pesqueiras artesanais que atuam nos territórios das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) do Estado de São Paulo, geridas pela Fundação Florestal (FF).
O curso é ministrado pela empresa Olha o Peixe, que compartilha o trabalho que está melhorando a vida de pescadores e pescadoras com ideias inovadoras.
Foram oito horas de curso, dividido em duas partes. Uma delas sobre comercialização e divulgação do pescado e a segunda, com apresentação e preparo de receitas simples e inovadoras.
Durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, agregar valor às receitas tradicionais de pescadores, caiçaras, quilombolas e indígenas, além de receber sugestões que geram ampliação de renda, sem deixar de lado a sustentabilidade ambiental.
Os instrutores são Bryan Renan Müller, fundador da empresa Olha o Peixe, com 10 anos de atuação em pesca artesanal no Brasil e Vavo Krieck, chef de cozinha e professor de gastronomia, com grande experiência entre pescadores.
O Programa de Capacitação abrange 15 municípios, com seus territórios pesqueiros inseridos nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs) do litoral paulista, divididos em seis grupos, entre eles o da APAM Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
Veja Também Recentes

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da