Pesquisar No Site
Alunos do colégio Anglo Módulo de Caraguatatuba visitam Ecoponto e Cooperativa de reciclagem
Alunos do colégio Anglo Módulo de Caraguatatuba visitam Ecoponto e Cooperativa de reciclagem
Os alunos do colégio Anglo Módulo, de Caraguatatuba, tiveram a oportunidade de visitar o Ecoponto da Martim de Sá e a Cooperativa Maranata nesta quarta-feira (20). As atividades em ambos os locais foram coordenadas pela diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian.

#PraTodosVerem: Alunos, professora e a diretora do setor de educação ambiental, Tatiana Scian estão juntos para a foto da turma (Foto: Divulgação/PMC)
Direcionados pela professora Clélia Brito, os alunos realizaram a visita com propósito de reforçar o que eles aprendem em sala de aula: a importância do descarte correto do lixo e as boas práticas de sustentabilidade.
Ao todo, 13 alunos com idade entre seis e nove anos participaram da atividade externa. A professora Clélia ministra a disciplina de hortoterapia, que aborda temas relacionados ao meio ambiente e, com isso em vista, aproveitou para levar os alunos ao Ecoponto e Cooperativa municipal. “Decidimos trazer mais uma turma ao Ecoponto da Martim de Sá para que eles tenham a chance de conhecer o local adequado para o descarte de resíduos não orgânicos. A expectativa é que eles transmitam esse conhecimento aos pais e os conscientizem sobre a importância dessas práticas”, explicou a professora.
A apresentação do Ecoponto foi realizada por Tatiana Scian e, durante a apresentação, os alunos puderam aprender sobre os diferentes tipos de resíduos recolhidos no local e como o descarte correto é fundamental para a reciclagem.

#PraTodosVerem: Alunos acompanham explicação da diretora do setor de educação ambiental, Tatiana Scian (Foto: Divulgação/PMC)
Os Ecopontos Municipais são locais destinados ao descarte de resíduos de construção civil, poda de árvores, eletrodomésticos, móveis, lâmpadas e materiais recicláveis para a coleta seletiva.
Durante a visita, a aluna Eloah Mapelli, que já recebe ensinamentos sobre meio ambiente e sustentabilidade pelos pais, fez diversos apontamentos importantes. Questionada sobre a importância de conhecer o Ecoponto, ela destacou a responsabilidade ambiental. “Todos devem conhecer os Ecopontos e descartar o lixo no local correto, pois resíduos como plástico e papel prejudicam a natureza, que nos fornece oxigênio para respirar. Por isso, é fundamental agirmos de forma correta”, destacou.
A Cooperativa Maranata, localizada no bairro Rio do Ouro, foi o segundo local visitado. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer os funcionários e entender melhor para onde vão todas as garrafas plásticas, papelão e eletrônicos que são descartados nos Ecopontos.
Durante a visita, os alunos puderam tirar dúvidas e conhecer todo o processo realizado pelos funcionários. Essa experiência também teve o propósito de conscientização tanto para o meio ambiente, como para as diferentes realidades sociais.
A preservação do meio ambiente começa com a participação ativa da sociedade. A reciclagem, além de economizar recursos naturais por meio da reutilização de produtos, gera renda para muitas pessoas que trabalham em cooperativas, seja na separação de resíduos ou como catadores de lixo.
Veja Também Recentes
Programa Pontes para o Futuro reforça segurança com instalação de alambrado em viaduto da Avenida Presidente Campos Sales
O Programa Pontes para o Futuro, parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou na manhã da última sexta-feira (14) uma nova ação no viaduto da Avenida Presidente Campos Sales, às margens da Rodovia dos Tamoios, em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e
Reclamações financeiras e internet fixa dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em julho
O balanço de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 465 dos 945 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de julho. Desse montante, 480 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 149 queixas
Projeto da LDO 2027 de Caraguatatuba será votado na Câmara Municipal
O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027 de Caraguatatuba foi tema de duas audiências públicas na última quarta-feira (2/9) e no dia 26 de agosto, na Câmara Municipal, no Centro. Agora, a proposta será votada no Legislativo. Nas duas audiências, a Prefeitura de Caraguatatuba foi representada por
Caraguatatuba conquista seis pódios na 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Caraguatatuba esteve presente, no último domingo (16), na tradicional Pista de Bicicross de Paulínia, onde foi realizada a 5ª etapa do Campeonato Paulista de BMX. O município participou da competição com uma delegação formada por dez pilotos, que disputaram diferentes categorias e alcançaram seis pódios, além da participação de outros
Prefeitura de Caraguatatuba promove capacitação em Gestão Contratual
A Secretaria de Administração ministrou o treinamento “Gestão Contratual” na primeira quinzena de agosto para 35 servidores que fazem a gestão de contratos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba. Os técnicos se reuniram na Secretaria da Educação, no Indaiá. A assessora de governança, Márcia Paiva de Medeiros, aplicou a capacitação