Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe reunião sobre ‘Vigilância Solidária Ambiental’ para proteger bacias hidrográficas

Caraguatatuba recebe reunião sobre ‘Vigilância Solidária Ambiental’ para proteger bacias hidrográficas
A Polícia Militar Ambiental do Litoral Norte reuniu, na quarta-feira (19), autoridades de Caraguatatuba para o primeiro encontro sobre a ‘Vigilância Solidária Ambiental’, uma ação que visa proteger as bacias hidrográficas dos rios Tabatinga e Mococa contra ocupações irregulares e crimes ambientais.

#PraTodosVerem: Autoridades conversam sobre Vigilância Solidária Ambiental(Foto: Divulgação/PMC)
Como parte das instituições públicas que participam desse processo, a Prefeitura, por meio dos representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, esteve presente na reunião realizada nas dependências do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A iniciativa tem como objetivo atuar de forma preventiva e mais eficaz contra ocupações irregulares e crimes ambientais, além de proteger as propriedades para que sejam destinadas a projetos de acordo com a legislação vigente, evitando a posse de propriedades em áreas onde o parcelamento do solo e a supressão de vegetação é proibida sem o licenciamento prévio.
Para o Tenente Barbosa, da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba, que liderou o encontro, se bem formulada, a iniciativa poderá ser aplicada de forma estratégica no município. “As reuniões servirão para alinhar todos os detalhes referente a implantação do projeto no município. Certamente será um meio importante de conscientização popular e uma forma eficiente de atuarmos contra crimes ambientais”, comentou.
A Vigilância Solidária é uma prática reconhecida em áreas urbanas, sendo implementada em mais de 250 municípios do Estado de São Paulo. Ações ligadas à ela tem se mostrado uma forma eficiente de combater atos ilícitos. O projeto ainda conta com a participação ativa dos moradores que, em contato organizado com as autoridades, agilizam a vistoria e resposta aos atos suspeitos na região.
A união de esforços e otimização de recursos se tornará essencial para essa região altamente estratégica de Caraguatatuba, onde predominam áreas bastante preservadas de Mata Atlântica. No entanto, o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, destacou que outra ação muito importante e que deve ser pensada em conjunto com as iniciativas de vigilância, monitoramento e fiscalização, é a integração e identificação junto aos proprietários de áreas na região por soluções eficientes para a boa utilização dessas áreas. “Principalmente devido a sua natural vocação para o ecoturismo e demais atividades em contato com a natureza”, explicou.
O Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, que esteve presente na reunião, acredita que a Vigilância Solidária Ambiental se apresenta como uma ferramenta importante para a prevenção de impactos nestas áreas. “Também será fundamental na conservação dos remanescentes das florestas de restinga na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Serra do Mar, inseridas na Mata Atlântica” reforçou.
Os próximos passos envolvem a mobilização dos moradores e interessados no projeto, bem como a elaboração de placas informativas e a definição das tecnologias de vigilância que serão implementadas.
Durante a reunião, a ação foi amplamente discutida por outras autoridades presentes como Hugo Schaedler, Chefe do IBAMA Litoral Norte e Vale do Paraíba, Miguel Nema, gestor do Parque Estadual da Serra do Mar e Eduardo Leduc, presidente da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM).
O encontro contou ainda com representante da SABESP, devido à importância dessa região para a captação de água, e da Guarda Civil Municipal, que reforçou o compromisso conjunto com a proteção ambiental e o combate a atividades ilegais.
Veja Também Recentes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta