Pesquisar No Site
Mais de 7,5 kg de bitucas de cigarro são coletadas em Caraguatatuba em junho

Mais de 7,5 kg de bitucas de cigarro são coletadas em Caraguatatuba em junho
O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’, realizado pela Prefeitura de Caraguá em parceria com a Poiato Recicla e a Flow Sustentável, tem apresentado resultados positivos para o município. Por meio da adesão dos moradores aos equipamentos de descarte instalados na cidade, houve um aumento significativo na coleta das bitucas de cigarro.

#PraTodosVerem: Estrutura do PEV instalado na Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Divulgação/PMC)
Somente no mês de junho, o balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca apontou um recorde na quantidade de bitucas recolhidas. Ao todo foram coletadas 19.750 unidades. Isso representa uma grande conquista, uma vez que o descarte adequado desses resíduos evitou a contaminação de 9.875 litros de água.
Desde o início do programa, em junho de 2021, já foram evitados que 100,59 kg de lixo tóxico fossem indevidamente descartado no solo, água ou aterro, o que é muito positivo considerando que apenas duas bitucas descartadas nas águas equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.
O cigarro, de um modo geral, é extremamente prejudicial ao meio ambiente devido à alta concentração de substâncias tóxicas. Uma única bituca pode conter mais de sete mil componentes nocivos. Quando descartadas de maneira inadequada, essas substâncias contaminam o solo, o mar e toda a biodiversidade.
Para incentivar o descarte correto dos cigarros, a Prefeitura disponibiliza 16 coletores estrategicamente localizados em pontos como Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além disso, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha possuem três totens com cinzeiros feitos de bambu.
Novos dispositivos também foram instalados recentemente em locais como o Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).
Além disso, três Pontos de Entrega Voluntária (PEV) estão em funcionamento no Ecoponto Tinga, Ecoponto Martim de Sá e na Secretaria de Meio Ambiente. Esses locais foram designados exclusivamente para o armazenamento de bitucas de cigarro, especialmente em casos de descarte em grande quantidade.
É importante destacar que o projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e foi devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse programa.
Todo o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem, onde passa por um processo de descontaminação. Em seguida, é transformado em massa celulósica e utilizado para produzir papel artesanal. O produto reciclado retorna ao município e é utilizado por entidades sociais em projetos de artesanato, contribuindo para a geração de renda local.
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25