Pesquisar No Site

Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba

Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba
Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba

Caraguatatuba é uma das cidades que mais crescem em percentual de população no Litoral Norte e uma prévia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2023 aponta Caraguatatuba com uma população acima de 130 mil pessoas.

#PraTodosVerem: Mão de uma pessoa jovem sobre a mão de uma pessoa idosa (Foto: Divulgação/PMC)

O município tem percebido um crescimento também da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para 18.037 em 2023.

Durante a pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba percebeu um aumento na violência contra idoso, seja ela física, psicológica e até financeira.

E somente no primeiro quadrimestre de 2023, segundo dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foram mais de 100 denúncias realizadas, com atendimento de 68 casos confirmados de idosos vítimas de violência, abandono ou exploração.

Mas esse número reflete também o trabalho de busca ativa dos casos, seja pelos atendimentos feitos nos equipamentos de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Centro de Apoio Psicossocial) como também a visita de técnicos especializados.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui uma rede de proteção forte que envolve diversas secretarias para atender os idosos mais vulneráveis. Eles contam com acompanhamento psicológico, de saúde e, em alguns casos, são internados nas três ILPIs (Instituições de Longa Permanência do Idoso) conveniadas com a administração.

“Temos visto casos que chamam a atenção e os idosos mais vulneráveis estão nesta rede de proteção especial. O objetivo é ajudar na organização de benefícios, serviços, na vigilância e proteção social e a defesa dos direitos socioassistenciais dessa parcela da população”, disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.

Ainda este ano, Caraguatatuba vai inaugurar uma Instituição de Longa Permanência Municipal para ofertar 39 vagas totalmente gratuitas para idosos em situação de vulnerabilidade.

O prefeito Aguilar Junior já determinou ainda que seja criado um botão do pânico por meio de aplicativo para o atendimento imediato dos idosos.

“Assim como temos das mulheres (Caraguá pra Elas) e o da comunidade escolar (SOS Escola), nosso objetivo é criar um mecanismo mais ágil de atendimento aos idosos vítimas de violência que tenham medida protetiva. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, destaca o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba estipula prazo máximo das contrações temporárias em até 24 meses
Prefeitura de Caraguatatuba estipula prazo máximo das contrações temporárias em até 24 meses

A Lei Complementar nº 151, de 24 de abril de 2026, alterou parcialmente a Lei Municipal nº 1.833, de 10 de junho de 2010, que dispõe sobre as contratações administrativas por prazo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. Com a publicação da nova legislação, as contratações

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/04/2026
Expo Memória Ancestral_Gianni D'Angelo (1)
Mostra Coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários” segue até 3 de maio em Caraguatatuba

Segue até o dia 3 de maio (domingo), no Complexo Turístico do Camaroeiro, a mostra coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários”, uma iniciativa do Fórum Setorial de Artes Visuais e Artesanato do Conselho de Políticas Culturais da cidade, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/04/2026
muai thay (2)
Atleta de Caraguatatuba conquista cinturões em sequência e se destaca no 8° Circuito de Muay Thai, em Socorro (SP)

A equipe do projeto social Chang Thai, de Caraguatatuba, teve desempenho de destaque em duas importantes competições do cenário nacional de muay thai, realizadas nos dias 18 e 25 de abril, com conquistas expressivas e cinturões para o município. No primeiro compromisso, no dia 18 de abril, a atleta Cidinha

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/04/2026
0502 Basquete Sábado - Hugo Labanca -33016
Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete é destaque em Caraguatatuba

O Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete de Caraguatatuba foi destaque entre os dias 29 de abril e o último domingo (3), com a presença de muitos torcedores e mais de mil atletas distribuídos em 95 equipes. Durante cinco dias de competição intensa, a Praça da Cultura foi palco de jogos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/05/2026
Veja Caraguá_Foto Gianni D'Angelo (3)
Exposição fotográfica coletiva celebra 169 anos de Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove até o dia 29 de maio, no saguão do Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a Exposição Fotográfica Coletiva – Veja Caraguá. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2026