Pesquisar No Site

Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba

Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba
Rede de proteção garante atendimento e acolhimento de idosos vítimas de violência em Caraguatatuba

Caraguatatuba é uma das cidades que mais crescem em percentual de população no Litoral Norte e uma prévia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2023 aponta Caraguatatuba com uma população acima de 130 mil pessoas.

#PraTodosVerem: Mão de uma pessoa jovem sobre a mão de uma pessoa idosa (Foto: Divulgação/PMC)

O município tem percebido um crescimento também da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para 18.037 em 2023.

Durante a pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba percebeu um aumento na violência contra idoso, seja ela física, psicológica e até financeira.

E somente no primeiro quadrimestre de 2023, segundo dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), foram mais de 100 denúncias realizadas, com atendimento de 68 casos confirmados de idosos vítimas de violência, abandono ou exploração.

Mas esse número reflete também o trabalho de busca ativa dos casos, seja pelos atendimentos feitos nos equipamentos de saúde (Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Centro de Apoio Psicossocial) como também a visita de técnicos especializados.

A Prefeitura de Caraguatatuba possui uma rede de proteção forte que envolve diversas secretarias para atender os idosos mais vulneráveis. Eles contam com acompanhamento psicológico, de saúde e, em alguns casos, são internados nas três ILPIs (Instituições de Longa Permanência do Idoso) conveniadas com a administração.

“Temos visto casos que chamam a atenção e os idosos mais vulneráveis estão nesta rede de proteção especial. O objetivo é ajudar na organização de benefícios, serviços, na vigilância e proteção social e a defesa dos direitos socioassistenciais dessa parcela da população”, disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.

Ainda este ano, Caraguatatuba vai inaugurar uma Instituição de Longa Permanência Municipal para ofertar 39 vagas totalmente gratuitas para idosos em situação de vulnerabilidade.

O prefeito Aguilar Junior já determinou ainda que seja criado um botão do pânico por meio de aplicativo para o atendimento imediato dos idosos.

“Assim como temos das mulheres (Caraguá pra Elas) e o da comunidade escolar (SOS Escola), nosso objetivo é criar um mecanismo mais ágil de atendimento aos idosos vítimas de violência que tenham medida protetiva. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, destaca o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024