Pesquisar No Site
Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção
O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado neste dia 15 de junho, onde o mundo manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos cometidos aos idosos.
Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira (14), evento alusivo sobre o tema e reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas.
Participaram autoridades, profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de atendimento ao idoso. Uma programação especial organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI).
Um evento baseado na reflexão sobre o aumento dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, principalmente no período da pandemia da Covid-19, de forma a estimular e mobilizar a sociedade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.
O presidente do CMDDI, Luís Otavio Paes, destacou ser uma noite que marca a história da cidade sobre o tema, por meio de uma campanha que fortalece o combate à violência da pessoa idosa. “Temos que olhar para pessoa idosa com carinho e como portadora de direitos”, disse.
Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, o evento é uma oportunidade de levar o assunto para sociedade e mostrar que Caraguatatuba tem um olhar especial para pessoa idosa. “Temos diversos projetos voltados aos idosos e cuidar daqueles que cuidaram de nós é um dever, seja enquanto família ou Poder Público”.
O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para propor um desafio: estender o aplicativo do botão do pânico para atender casos de violência aos idosos com medida protetiva. “Já temos o serviço para mulheres e alunos de unidades escolares e agora, mais essa garantia de segurança. Sempre com objetivo de avançar e combater esse crime. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, concluiu.
O evento seguiu com apresentação dos alunos da oficina de violão do CIAPI, ministrada pelo professor Alexandre e pelas alunas da oficina de dança do professor Nestor.

#PraTodosVerem: Idosos em cima do palco durante apresentação da orquestra de viola (Foto: Divulgação/PMC)
O presidente da 65ª Subseção OAB de Caraguatatuba, Marcelo William, apresentou a palestra sobre “Respeito não tem idade: perspectivas atuais da violência contra a pessoa idosa”.
Para finalizar, o jornalista, apresentador e influencer Carlos Abranches fez uma palestra reflexiva com o tema: “Uma vida saudável para sempre – fundamentos da alegria de viver”.
Sobre o atendimento
Os casos são recebidos e encaminhados à equipe de análise de risco, que após visita domiciliar e avaliação acionam os demais equipamentos da rede para as intervenções necessárias de acordo com cada política.
Quando não há mais possibilidade de manutenção do idoso na família, pois envolve risco, ou que o idoso não tenha família, são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Caraguatatuba possui 89 vagas distribuídas em três instituições. Em breve, será inaugurado novo equipamento de Longa Permanência que fará o acolhimento de 46 idosos.
A Sepedi tem a responsabilidade de articular e sensibilizar os demais equipamentos para o atendimento com idosos e a necessidade de estar sempre atentos quanto aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência.
Para denunciar casos de violência contra idoso é possível fazer pelo Disque 100 (gratuito e anônimo) ou procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Telefone: (12) 3886-3059.
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Caraguatatuba forma jovens líderes em sustentabilidade com Programa RYLA Ambiental
O Rotary Club de Caraguatatuba promoveu o Programa RYLA Ambiental, na terça-feira (12), na ETEC de Caraguatatuba. A iniciativa, que teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap), é voltada ao desenvolvimento de liderança juvenil com ênfase em questões ambientais e na importância da sustentabilidade. O

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Espaço Cultural Hartãt exibe documentário indígena premiado neste sábado
O Espaço Cultural Hartãt, em Caraguatatuba, exibe neste sábado (19), às 19h, o documentário premiado “Yõg ãtak: meu pai, Kaiowá”. A entrada é gratuita e é indicado para maiores de 14 anos. O longa-metragem retrata a busca de Sueli e Maiza Maxakali pelo pai, Luis Kaiowá, que foi separado delas

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento