Pesquisar No Site
Técnica paleteado na cerâmica é tema de Roda de Conversa com Máyy Koffler

Técnica paleteado na cerâmica é tema de Roda de Conversa com Máyy Koffler
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza em parceria com o Espaço Hartãt, do ceramista Carlo Cury, a roda de conversa com Máyy Koffler: “Paleteado – um jeito especial de fazer cerâmica”.
O encontro é gratuito e será realizado no dia 20 junho (terça-feira), às 14h30, na Videoteca Lúcio Braun, anexo ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC).
Máyy Koffler é artista plástica e ceramista e desenvolve atividade docente. Ela também integra a exposição ‘Introspecção de Inverno’, que será realizada no Espaço Hartãt.
O Paleteado é um método de modelagem manual de cerâmica que utiliza paleta e pedra. A peça é modelada golpeando-se ritmicamente a parede de argila com uma paleta de madeira, uma espécie de raquete pequena e sólida. É uma técnica complexa, que exige uma dedicação disciplinada.
No Brasil, quem tem ensinado a técnica pré-hispânica de fazer cerâmica é Máyy Koffler. Nascida em Assunção, Paraguai, Máyy viveu durante muito tempo no Peru, onde se interessou pela Cerâmica Pré-Hispânica. Durante sua permanência naquele país, a ceramista estudou e investigou as técnicas utilizadas pelo povo do Piura. Consultou bibliotecas e buscou informações históricas junto a arqueólogos e especialistas. A reunião de dados sobre esse tipo de arte possibilitou a Máyy um grande domínio e manejo da paleta e da pedra na produção de suas peças cerâmicas. Da mesma forma, a assimilação do negativo e do positivo como técnicas de decoração lhe permitem a produção de desenhos com motivos pré-colombianos bastante estilizados. Máyy Koffler segue em seus estudos até os dias de hoje.
“As técnicas fizeram florescer em mim uma linguagem expressiva mais contemporânea na arte cerâmica. Hoje, trinta e sete anos mais tarde, combino essas técnicas com diversos tipos de massas como a terracota, porcelana, grés, em diferentes temperaturas que me permitem resultados expressivos de uma riqueza ímpar! Desde então, minha investigação, junto com minha contínua criação, me levam por diferentes caminhos e encontros, onde exponho minha obra cerâmica e também posso transitar pelo caminho do ensinamento da Arte Cerâmica no meu atelier, em diversos órgãos e instituições no Brasil e no Peru”, enfatiza a artista.
Exposição “Introspecção de Inverno”
O Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta a partir do dia 21 de junho, a exposição “Introspecção de Inverno” com peças de culturas do Peru, como réplicas de cerâmicas ancestrais, têxteis e utensílios cerâmicos do cotidiano de comunidades atuais. Traz também peças produzidas pelos artistas Carlo Cury, Máyy Koffler e alunos do projeto ‘Sonoridade Ancestral – Escola’, materiais inspirados nas técnicas cerâmicas pré-hispânicas.
A abertura é na quarta-feira, (21/6) às 9h no Espaço Hartãt, aberto ao público em geral e a visitação é de 22 de junho a 15 de setembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. As visitas devem ser agendadas com Carlo Cury, pelo telefone/WhatsApp (12) 98195-0786.
O Projeto Sonoridade foi realizado via Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura Municipal.
O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martim de Sá.
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse