Pesquisar No Site

Técnica paleteado na cerâmica é tema de Roda de Conversa com Máyy Koffler

Publicado em: 26/05/2023
Técnica paleteado na cerâmica é tema de Roda de Conversa com Máyy Koffler
Técnica paleteado na cerâmica é tema de Roda de Conversa com Máyy Koffler

 A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza em parceria com o Espaço Hartãt, do ceramista Carlo Cury, a roda de conversa com Máyy Koffler: “Paleteado – um jeito especial de fazer cerâmica”.

O encontro é gratuito e será realizado no dia 20 junho (terça-feira), às 14h30, na Videoteca Lúcio Braun, anexo ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC).

Máyy Koffler é artista plástica e ceramista e desenvolve atividade docente. Ela também integra a exposição ‘Introspecção de Inverno’, que será realizada no Espaço Hartãt.

O Paleteado é um método de modelagem manual de cerâmica que utiliza paleta e pedra. A peça é modelada golpeando-se ritmicamente a parede de argila com uma paleta de madeira, uma espécie de raquete pequena e sólida. É uma técnica complexa, que exige uma dedicação disciplinada.

No Brasil, quem tem ensinado a técnica pré-hispânica de fazer cerâmica é Máyy Koffler. Nascida em Assunção, Paraguai, Máyy viveu durante muito tempo no Peru, onde se interessou pela Cerâmica Pré-Hispânica. Durante sua permanência naquele país, a ceramista estudou e investigou as técnicas utilizadas pelo povo do Piura. Consultou bibliotecas e buscou informações históricas junto a arqueólogos e especialistas. A reunião de dados sobre esse tipo de arte possibilitou a Máyy um grande domínio e manejo da paleta e da pedra na produção de suas peças cerâmicas. Da mesma forma, a assimilação do negativo e do positivo como técnicas de decoração lhe permitem a produção de desenhos com motivos pré-colombianos bastante estilizados. Máyy Koffler segue em seus estudos até os dias de hoje.

“As técnicas fizeram florescer em mim uma linguagem expressiva mais contemporânea na arte cerâmica. Hoje, trinta e sete anos mais tarde, combino essas técnicas com diversos tipos de massas como a terracota, porcelana, grés, em diferentes temperaturas que me permitem resultados expressivos de uma riqueza ímpar! Desde então, minha investigação, junto com minha contínua criação, me levam por diferentes caminhos e encontros, onde exponho minha obra cerâmica e também posso transitar pelo caminho do ensinamento da Arte Cerâmica no meu atelier, em diversos órgãos e instituições no Brasil e no Peru”, enfatiza a artista.

Exposição “Introspecção de Inverno”

O Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta a partir do dia 21 de junho, a exposição “Introspecção de Inverno” com peças de culturas do Peru, como réplicas de cerâmicas ancestrais, têxteis e utensílios cerâmicos do cotidiano de comunidades atuais. Traz também peças produzidas pelos artistas Carlo Cury, Máyy Koffler e alunos do projeto ‘Sonoridade Ancestral – Escola’, materiais inspirados nas técnicas cerâmicas pré-hispânicas.

A abertura é na quarta-feira, (21/6) às 9h no Espaço Hartãt, aberto ao público em geral e a visitação é de 22 de junho a 15 de setembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. As visitas devem ser agendadas com Carlo Cury, pelo telefone/WhatsApp (12) 98195-0786.

O Projeto Sonoridade foi realizado via Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura Municipal.

O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martim de Sá.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli
Prefeitura de Caraguatatuba pinta ciclovia da Emiliano Campedelli

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a pintura da ciclovia paralela a Avenida Emiliano Campidelli, no trecho que liga os bairros Casa Branca e Olaria, região Centro/Norte da cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), que pintou de vermelho o trecho de 700

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/04/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024