Pesquisar No Site

Parque do Juqueriquerê intensifica parcerias com instituições de ensino da região

Parque do Juqueriquerê intensifica parcerias com instituições de ensino da região
Parque do Juqueriquerê intensifica parcerias com instituições de ensino da região

A equipe do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino, ligado a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo fez uma visita técnica ao Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo, na última quinta-feira (4/5). O objetivo da visita foi discutir as potencialidades do parque como ferramenta de ensino no aprendizado dos alunos da rede estadual.  

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba recepcionaram o grupo do órgão responsável pelas escolas estaduais do Litoral Norte.

Ambas as equipes compartilharam experiências e identificaram oportunidades de planejar e desenvolver ações com professores e alunos, utilizando o Parque Natural como um instrumento facilitador em atividades multidisciplinares, que possibilitem a vivência extraclasse em contato direto com a natureza, proporcionado condições mais adequadas para a utilização na prática a educação ambiental em todas as disciplinas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, parcerias como esta são de extrema importância para uma Unidade de Conservação localizada em área urbana e de fácil acesso para a população. “Serão estas diversas instituições e movimentos da sociedade nossos principais parceiros, para desenvolver um Parque Natural Municipal que alcance cada dia mais os objetivos de sua criação”, destacou.

#PraTodosVerem: Representantes da Diretoria Regional de Ensino, ligada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba em visita técnica para discutir as potencialidades do parque como ferramenta de ensino no aprendizado dos alunos da rede estadual. Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo, na última quinta-feira (4/5) (Foto: Divulgação/PMC)

“Estamos bem no início da abertura do Parque à população e buscamos diariamente as melhores formas de possibilitar que diversos públicos visitem e utilizem o Parque Natural para suas atividades, como espaço para incremento educacional, pesquisa científica, estudo do meio, prática contemplativa dos ambientes e da diversidade biológica, lazer e recreação ao ar livre e em contato com a natureza, turismo ecológico ou simplesmente para caminhar, descansar ou mesmo fazer um piquenique com a família”, concluiu Caetano.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano (Rodovia SP-55/ Caraguá – São Sebastião), 5.030, no bairro do Porto Novo (em frente à Colônia de Férias Min. João Cleófas). O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. A Unidade de Conservação permanece fechada para visitação pública nas segundas-feiras para serviços de manutenção.

Visitação

Ao entrar no Parque, o visitante preenche um formulário e, término do passeio, informa o horário de sua saída. As visitas de grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br, bem como presencialmente e na sede da secretaria, localizada na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.

Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart
Anna Luiza Pimpão, de Caraguatatuba, conquista pódio em competição da Copa São Paulo Light de Kart

Na última etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no renomado kartódromo Ayrton Senna em Interlagos, a jovem pilota de Caraguatatuba, Anna Luiza Pimpão, superou desafios e conquistou um lugar no pódio da F4 Graduados B, uma das categorias mais competitivas do campeonato. Após enfrentar dificuldades com seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024