Pesquisar No Site
Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE será tema de quarta audiência pública

Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE será tema de quarta audiência pública
A Câmara de Caraguatatuba promoverá uma quarta audiência pública sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte no dia 17 de maio (quarta-feira), às 19h, na sede o Legislativo, no Centro. Técnicos do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD) vão explicar a proposta.
Outras três audiências foram realizadas no dia 8 de fevereiro, na Câmara Municipal; e nos dias 15 de março e 3 de abril no Teatro Mario Covas, no Indaiá, respectivamente.

#PraTodosVerem: Público da primeira audiência pública da adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte no dia 8 de fevereiro, na Câmara Municipal, no Centro. (Foto: Divulgação/PMC)
As contribuições apresentadas pela sociedade civil organizada nos três debates públicos, bem como as emendas dos vereadores e do Poder Executivo ao projeto, seriam apreciadas e votadas na Câmara de Caraguatatuba na sessão ordinária da última terça-feira (25/4), mas o projeto de lei complementar que altera dispositivos da Lei Complementar nº 42/2011 (Plano Diretor) foi retirado da pauta por tempo indeterminado a pedido do líder do governo, o vereador Jair Silva, para que mais alguns pontos da proposta sejam debatidos com a sociedade novamente.
Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma consulta pública via internet sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. As sugestões foram analisadas pelo Grupo Gestor do Plano (GGPD) e apresentadas ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para deliberação
O inciso I do artigo 294 da Lei Complementar nº 42/2011 prevê a revisão e modificação do Plano Diretor após cinco anos para o desenvolvimento de ações estratégicas previstas, elaboração de estudos e planos; proposição de ações para o próximo período e inclusão de novas áreas passíveis de aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade; ou em prazo inferior no caso de revisão ou readequação do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte.
O projeto de lei estará disponível para consulta no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/. Perguntas podem ser enviadas via internet pelo WhasApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769. A transmissão ao vivo é feita pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.
ZEE/SLN
O Decreto Estadual nº 62.913/2017 trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte, estabelece as normas de uso e ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais a serem observadas em cada uma das zonas e subzonas de que trata o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei Estadual nº 10.019/1998 e atualizado Lei n° 15.688/2015.
O Zoneamento Ecológico-Econômico engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, sendo que, por suas características especiais, os ecossistemas de transição poderão ter suas normas, diretrizes e metas estabelecidas ora no Zoneamento Terrestre, ora no Zoneamento Marinho, ou ainda em ambos, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba (Lei Complementar 42/2011) passou por revisão após cinco anos de vigência (Lei Complementar 73/2018).
Veja Também Recentes

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais

Fundacc está com inscrições abertas até 10 de agosto para 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba
Foi lançado na última semana o edital para execução cultural no 2º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto (sábado e domingo), no Polo Cultural do Centro. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de agosto. Podem ser inscritas apresentações artísticas,

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

3ª edição da Caraguá Cup reúne atletas e autoridades em cerimônia de abertura no Centro Esportivo
Caraguatatuba recebeu na terça-feira (8) a cerimônia de abertura da terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil. O torneio conta com 60 equipes de diversas regiões do país, com jogos nas categorias sub-8 a sub-17. A abertura ocorreu no Centro Esportivo

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da