Pesquisar No Site
Projeto Horta Educativa trabalha práticas sustentáveis, preservação ambiental e alimentação saudável nas escolas

Projeto Horta Educativa trabalha práticas sustentáveis, preservação ambiental e alimentação saudável nas escolas
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve diversas ações de educação ambiental formal, integradas em todas as etapas de ensino da rede municipal de ensino. Dentre os projetos com maior adesão nas unidades escolares está a Horta Educativa.
Com o início do ano letivo de 2023, o projeto foi retomado em mais de 30 unidades escolares do município.
Desenvolvido através do Setor de Projetos da Seduc, o Projeto “Horta Educativa” tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares, buscando sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar sobre a importância de preservar o meio ambiente e de adotar práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais, essenciais para nossa vida no planeta, além de trabalhar também as questões alimentares e nutricionais.

#PraTodosVerem: Criança realiza plantio de mudas em horta escolar
Além disso, horta é parte do currículo paulista e municipal, sendo trabalhada de maneira interdisciplinar entre os professores, com ênfase nas disciplinas de Empreendedorismo que abordam de maneira especial os temas: Jardim Sensorial, Alimentos e Temperos Naturais, Sabores e Cores Regionais.
Com o uso excessivo das telas, muitas crianças acabaram se distanciando da natureza e dos hábitos naturais, por isso cultivar uma horta na escola pode ajudá-las a se reconectar com a natureza e se interessar mais por ela. Nós só cuidamos daquilo que conhecemos e aprendemos a amar.
O setor de projetos da SEDUC é responsável por auxiliar na manutenção dos espaços, que é realizado em parceria com a equipe escolar, além de orientar na parte técnica e apoiar os educadores na realização das atividades com os alunos.
Apoio
Além das unidades escolares que realizam o projeto por meio de recursos mantidos pela Secretaria de Educação, as unidades EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez e EMEF Dr. Carlos Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, são contempladas do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras.
As unidades foram selecionadas por atenderem a crianças moradoras da Fazenda Serramar, localidade próxima à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), com isso as unidades recebem insumos, estrutura e capacitações por meio do PEA.
Na última semana, a equipe da Petrobras realizou oficinas sobre a temática “Temperos Naturais”. Na parte da manhã a atividade aconteceu na EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Perez, com uma breve orientação aos educadores e na sequência uma aula prática, onde os alunos puderam realizar o plantio de diversas mudas de temperos.
No período da tarde, a atividade aconteceu na EMEF Dr. Carlos Almeida Rodrigues, onde os alunos tiveram uma experiência sensorial. Com uso de vendas para os olhos, tiveram que usar o olfato, sentir o aroma e descobrir o nome dos temperos. Após a dinâmica, realizaram também o plantio das hortaliças.
O atendimento do PEA para este projeto nas unidades termina em setembro de 2023, até lá outras capacitações e oficinas sobre temas como cores, sabores e empreendedorismo já estão agendadas. O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da UTGCA e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.
Veja Também Recentes

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser