Pesquisar No Site
Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana

Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana
Com objetivo de conter qualquer possível avanço dos casos de Tuberculose em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde capacitou nesta terça-feira (14), enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde na busca ativa de pessoas sintomáticas.
A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas e ainda vista com preconceito. A doença tem cura e com os trabalhos de prevenção, o tratamento é mais fácil e a possibilidade de infectar outras pessoas é menor.
É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Os principais sintomas são tosse seca presente com mais de duas semanas.

#PraTodosVerem: Duas mulheres em cima do palco falam para plateia (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Alexandra de Matos, a capacitação visa alinhar estratégias para alcançar o maior número de pessoas sintomáticas, buscando maior taxa de cura na população. “A informação quebra estigmas e faz as pessoas perceberem que a Tuberculose ainda é persistente na sociedade e tem cura com diagnóstico rápido”, completou.
O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade. Por isso, a importância do treinamento para acompanhar o paciente e assim evitar o abandono do tratamento. A irregularidade pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada.
Para reforçar o combate à Tuberculose, as unidades de saúde promovem de 24 a 31 de março, uma semana voltada a este assunto, com palestras, busca ativa intensiva, exames de escarro e orientações. Todo atendimento será porta aberta e caso algum paciente seja diagnosticado, é encaminhado para tratamento no Centro de Especialidades Médicas, no Jardim Primavera.
A principal maneira de prevenir é com a vacina BCG, disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.
Para conferir a programação das unidades, acesse aqui.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Fim de semana em Caraguatatuba é marcado por competições esportivas
O fim de semana (5 e 6/4) foi movimentado para os esportistas de Caraguatatuba. Com disputas no município e também em cidades da região, os atletas locais se destacaram nas quadras e campos do Litoral Norte. O vôlei de praia feminino garantiu vaga na segunda fase do 40º Jogos Abertos

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo